Haja apetite: Cascavel celebra 67 anos partilhando bolo de 800 kg
Criado em 14 de novembro de 1951, o município de Cascavel completa nesta quarta-feira 67 anos de vida própria já com característica de metrópole. E para celebrar esse desenvolvimento todo, os cerca de 320 mil habitantes estão convidados para saborear um bolo com nada menos que 67 metros e 800 quilos, que será fatiado às 17 horas, no Parque de Exposições Celso Garcia Cid, onde desde ontem acontece a 39ª edição da Expovel, uma das maiores e mais tradicionais feiras agropecuárias do Sul do Brasil. Pouco antes haverá no local um culto ecumênico.
Dentre outros festejos, a programação de aniversário também prevê a realização do já tradicional Almoço dos Pioneiros, marcado para o salão do Tuiuti Esporte Clube. Essa celebração começou em 1993, na gestão do então prefeito Fidelcino Tolentino e com participação efetiva do pioneiro Dercio Galafassi, e a cada ano que passa ganha mais adeptos. Dela participam apenas pessoas que chegaram e se estabeleceram em Cascavel até 1960.
Durante o almoço haverá a entrega do Selo dos 67 anos pelos Correios, homenagens aos pioneiros, apresentação de um novo arranjo do Hino de Cascavel, apresentações culturais, rodas de chimarrão com histórias, exposição de fotos antigas pertencentes ao acervo do Museu da Imagem e do Som e sorteio de brindes, dentre outras atrações.
CIDADE ATRATIVA
Cascavel tem muitos bons motivos para celebrar os 67 anos de emancipação, dentre eles o fato de ter aparecido em um estudo da Urban Systems publicado recentemente pela revista Exame que a classifica como a 23ª melhor "para fazer negócios" entre todas as cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes. Esse ranking foi produzido a partir de um estudo sobre fatores sociodemográficos, econômicos, de saúde, educação, infraestrutura, finanças e transporte que abrangeu um total de 310 municípios do País.
Entre as cidades do Paraná, nove apareceram nesse ranking e Cascavel figura na terceira colocação, atrás apenas de Curitiba e Maringá e à frente Londrina, Toledo, Umuarama, Araucária, Guarapuava e Foz do Iguaçu. No último ano Cascavel subiu 17 posições, pois em 2017 ocupava a 40ª colocação no País.
"É um grande prêmio. Estamos avançando, gerando emprego e renda e dando um salto significativo em importantes áreas que impactam o desenvolvimento econômico e social, atraindo os investidores. O empreendedor está cada vez mais acreditando na nossa cidade. Ele perdeu o medo de investir aqui", comemora o prefeito Leonaldo Paranhos.
INOVADORA E PROATIVA
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, João Alberto Soares de Andrade, Cascavel é uma cidade proativa e voltada à geração de emprego e renda, o que tem atraído cada vez mais investidores. Há muito uma referência em agropecuária e saúde, a cidade ganhou destaque nos últimos anos por ter se transformado também em um dos principais polos de ensino superior do País. Atualmente, abriga ao menos 35 mil universitários.
"Temos uma população formada por gente de espírito empreendedor e inovador e uma administração sintonizada com as diretrizes e propostas daqueles que querem crescer e empreender. Tudo isso oferece uma visão excelente para o empreendedor", ressalta João Alberto. (Foto: Arquivo)