O povo e a toga
Era nítido até aos observadores menos atentos que a decisão nada salomônica do Senado de desengavetar matéria aprovada ainda em 2016 pela Câmara Federal e conceder um aumento salarial superior a 16% aos ministros do STF havia pegado mal. Só agora, no entanto, sabe-se o quanto o povo se revoltou com essa decisão, reprovada por nada menos que 89,4% dos brasileiros, conforme levantamento que ouviu 2.008 eleitores de todo o País e foi divulgado nesta terça-feira (13) pela Paraná Pesquisas. Num país com uma legião de 12,5 milhões de desempregados conforme dados mais recentes do IBGE, realmente fica difícil não indignar-se com uma camaradagem dessas, que, por conta do chamado efeito cascata, irá beneficiar não apenas os 11 ministros do Supremo, mas um número quase incontável de agentes públicos dos três Poderes já privilegiados por ganhos que tornam o Brasil um dos países mais desiguais do mundo quando o assunto é salário.
Radicalização
O Sismuvel (Sindicato dos Servidores Municipais de Cascavel) decidiu radicalizar e convocar uma greve das zeladoras de Cmeis e escolas municipais para a próxima segunda-feira. A decisão foi anunciada nesta terça, quando um grupo voltou ao Paço Municipal para protestar contra o fim do concurso público para essa função e também para auxiliares de manutenção de instalações e de serviços gerais.
Paranhos rebate
"É um assunto do sindicato com a população, com os pais das crianças. Já imaginou fechar os Cmeis e as escolas? Como o pai faz? Eles que respondam à população", reagiu o prefeito Leonaldo Paranhos. "A decisão de greve é deles. Se não querem trabalhar, coloquem a mochila nas costas e vão para a rua", completou.
Edgar se defende...
Um dia depois de ter suas contas de 2015 reprovadas pela Câmara - o que, a princípio, representa a perda temporária de seus direitos políticos - Edgar Bueno postou nas redes sociais, na tarde desta terça-feira (13), uma espécie de carta na qual ataca duramente os vereadores. "A mesma comédia se repete", começa o texto, em alusão ao fato de o mesmo ter ocorrido com as contas de 2013, quando recorreu ao Judiciário, derrubou a desaprovação e recuperou seus direitos políticos.
...atacando
Edgar encerra a carta de forma jocosa e ainda mais incisiva, apelando aos cascavelenses que procurem entender os vereadores, porque "só com o salário é difícil, as coisas estão caras...", e conclui o texto dizendo que "para evitar alguma reclamação, informo que nem todos os vereadores agem assim. Tem alguns mais sérios que os outros".
Desvio de conduta
A Prefeitura de São Miguel do Iguaçu anunciou hoje a abertura de um processo administrativo contra dois servidores que andaram confundindo o público com o privado. Eles foram detidos ontem pelas forças da Operação Muralha contrabandeando eletrônicos do Paraguai. E mais: transportando a muamba em uma ambulância do Município.
Licenças
Proposta de Emenda Constitucional de autoria da mesa executiva da Assembleia Legislativa já aprovada pela CCJ estende a concessão das licenças maternidade e paternidade aos deputados estaduais paranaenses. A proposta é 180 dias de folga para as mães e de oito dias para os pais, seja em situações de gestão e nascimento ou adoção. A convocação do deputado ou deputada suplente, no entanto, só se dará em caso de licença superior a 120 dias.
Alep dividida
Ainda sobre a Assembleia Legislativa do Paraná, é nítida a divisão interna ocasionada pela proximidade da eleição da nova mesa. Há uma verdadeira guerra surda entre Ademar Traiano e Luiz Claudio Romanelli, atuais presidente e primeiro secretário, e Fernando Francischini e Plauto Miró. E pelo visto, Ratinho Junior não vai se envolver.
Com Bolsonaro
Por falar em Ratinho Junior, ele e outros 17 governadores recém-eleitos foram chamados a Brasília para um encontro com Jair Bolsonaro nesta quarta-feira (14), às 9 horas, no KG onde está funcionando a transição do governo federal. Também deverão participar da conversa os futuros ministros Paulo Guedes (Economia) e Onyx Lorenzoni (Casa Civil).
* Pílulas
* O desembargador Adalberto Xisto Pereira, eleito ontem novo presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, já teve passagem pela região Oeste. * Ele atuou como juiz na Comarca de Toledo, município que já havia ganhado fama por ter servido de morada para o hoje ministro do STF Edson Fachin. * Já o desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, novo vice-presidente da Corte, teve passagem como juiz pela Comarca de Cascavel. * Vale lembrar que o TJ-PR tem um orçamento de R$ 3 milhões anuais, equivalente ao da Prefeitura de Londrina e destinado ao pagamento de 900 magistrados e 18 mil funcionários. * Está esclarecido agora o motivo que levou Cida Borghetti a deixar para Ratinho Junior o reajuste do funcionalismo público estadual. * Conforme boletim divulgado hoje pelo Tesouro Nacional, o Paraná figura entre os 14 estados que estouraram os gastos com pessoal e descumpriram a Lei de Responsabilidade Fiscal ao longo de 2018. * Reunida na tarde desta terça-feira, a Câmara de Cascavel aprovou em redação final projeto que exingue concursos para zeladoras e auxiliares gerais da Prefeitura e confirmou de vez a manutenção da cobrança da taxa de desastres.