Aplicativo aproxima cidadão da gestão pública de Cascavel
Canal de conexão direta com o cidadão, implantado pelo município em maio do ano passado, o Particity está chegando ao primeiro ano de funcionamento com números expressivos. Adesão da comunidade cresceu 96% no período, agilizando os trâmites das demandas que até então eram manifestadas apenas pela Ouvidoria 156, por meio do canal mais tradicional, que é o telefone. Atualmente, de um total de 23.793 protocolos no setor de Ouvidoria do Município, 4.850 foram registrados via web.
O aplicativo promove o envolvimento de todas as secretarias e a sociedade na gestão da cidade. Trata-se de uma plataforma desenvolvida pelo Instituto TIM como um programa de zeladoria urbana, o ZUP (Zeladoria Urbana Participativa), sem custos para a Prefeitura de Cascavel e cujo download pode ser feito gratuitamente para os sistemas Android e iOS.
"É um número bem expressivo de cidadãos que já descobriram que mesmo sem fazer uma ligação têm a reclamação registrada e acompanhada. Mesmo que o problema tramite internamente e em alguns casos demande maior tempo para solução, a equipe da Ouvidoria/Particity dá respostas ao cidadão, colocando-o a par do andamento dos pedidos registrados", detalhou o coordenador do setor, Valdir dos Anjos na manhã de hoje, durante reunião do prefeito com o secretariado.
AGILIDADE
Internamente, a Ouvidoria cobra, até o quinto dia útil de cada mês, por meio de e-mail e telefonemas, as devidas respostas das demandas pendentes de cada secretaria, bem como solicita prioridade em casos urgentes. "Nossa meta é a de reduzir de forma expressiva as pendências das demandas de Ouvidoria e manter o equilíbrio dentro da constante dinâmica, sempre respeitando os prazos estabelecidos e, assim, poder oferecer efetivamente serviços públicos de forma ágil e eficiente à população", enfatizou o secretário de Planejamento e Gestão, Edson Zorek.
PIONEIRISMO
Lançado no dia 29 de maio de 2017, o Particity fez de Cascavel a primeira cidade do Sul do Brasil a receber o sistema em parceria com a TIM. A partir dos dados registrados pelo cidadão no aplicativo, a Prefeitura consegue não apenas trabalhar melhor todas as demandas, mas fazer um planejamento adequado dos serviços. (Foto: Vanderlei Faria)