Mais de 170 mil paranaenses vão prestar a segunda etapa do Enem
Neste domingo (11), 176,5 mil pessoas devem participar do segundo dia de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) no Paraná. Os portões dos locais de prova serão abertos ao meio-dia e fechados às 13 horas em ponto.
Serão cinco horas para responder 45 perguntas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia) e 45 perguntas de Matemática e suas Tecnologias. Todas as questões são de múltipla escolha. Como não há redação, o Enem termina meia hora mais cedo do que no domingo passado. No dia das provas é obrigatório apresentar um documento oficial com foto. É permitido somente o uso de caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente.
O Paraná ficou em 9º lugar quanto ao número de participantes no primeiro dia de provas, atrás de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro, Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Sul. Cerca de 4,1 milhões de pessoas inscritas compareceram aos locais de prova em 4 de novembro.
Dos inscritos no Paraná, 74,4% fizeram as primeiras provas do exame, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação responsável pelo Enem. "Tivemos uma porcentagem de participantes semelhante à média nacional, que foi de 75,1%. Neste ano, o exame registrou o menor índice de abstenção desde 2009, quando foi dividido em duas datas: 24,9%", disse o chefe do Departamento de Educação Básica da Secretaria da Educação, Cassiano Ogliari.
Para este ano, 5,5 milhões de pessoas se inscreveram no Brasil todo, 237.342 delas no Paraná. Segundo o Inep, o candidato que não participou do primeiro dia de provas pode fazer as provas neste domingo.