Nova UPS reforça segurança em uma região com 35 mil habitantes
Naquela que pode ter sido sua última visita a Cascavel como governadora do Paraná, Cida Borghetti comandou a inauguração, na noite desta quinta-feira (8), de mais uma UPS (Unidade Paraná Seguro) na cidade. Instalada no antigo salão comunitário do Bairro Santa Cruz, a unidade vai atender a região oeste da cidade, onde residem cerca de 35 mil habitantes.
"A população vai encontrar aqui homens e mulheres treinados e capacitados para promover a segurança pública de todos da comunidade", disse Cida. "Com essa unidade, que já está em funcionamento, estamos aproximando ainda mais os cidadãos da polícia", afirmou Cida.
Secretário estadual da Segurança Pública, o cascavelense Júlio Reis ressaltou que a unidade tem como foco o policiamento comunitário. "Os policiais estão próximos e conhecem as famílias, e isso é muito benéfico, pois contribui para reduzir ainda mais os índices de criminalidade", disse ele.
A obra foi custeada com recursos municipais e teve apoio da comunidade local e do Governo do Estado. No espaço de 190 metros quadrados há salas, banheiros, cozinha e alojamento para os policiais que estiverem de serviço. Tem ainda ampla área nos fundos que pode ser utilizada para atividades externas.
"Essa terceira unidade de UPS é mais uma grande conquista para Cascavel, fruto de um trabalho em conjunto da população, da Prefeitura e do Governo do Estado, que não mediu esforços para fazer investimentos aqui", comemorou o prefeito Leonaldo Paranhos.
"A segurança sempre foi uma prioridade de nosso mandato e Cascavel há muito estava carente de uma atenção mais efetiva do Estado nessa área", emendou o deputado Adelino Ribeiro, principal articulador da luta que levou à conquista de três UPSs para a cidade (as outras estão no Bairro Interlagos e no Jardim Universitário).
ESCOLHA CRITERIOSA
Também presente ao ato, a comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Audilene Dias Rocha, disse que a iniciativa tem dado certo não só em Cascavel, mas em todo o Estado, em função do envolvimento da comunidade. "Além de policiais com perfil adequado, a parceria da comunidade tem sido essencial para o sucesso do projeto", afirmou.
Ela lembrou que as UPS são implantadas com base em alguns critérios. "Verificamos o índice de criminalidade da região, o quantitativo de população e o risco a que são submetidas as pessoas de determinada comunidade", disse. (Foto: AENPR)