Jair Bolsonaro bate continência e promete respeito à Constituição
Na primeira visita ao Congresso Nacional desde que foi eleito, Jair Bolsonaro reafirmou nesta terça-feira (6) seu compromisso com a Constituição Federal, e afirmou que todos os Poderes da República têm o compromisso de preservar a Carta Magna, que completou ontem 30 anos de sua promulgação.
"Na democracia só existe um norte que é o da nossa Constituição. Juntos, vamos continuar construindo o Brasil que nosso povo merece. Temos tudo para ser uma grande nação", disse o presidente eleito ao comparecer à Casa pela primeira vez desde o atentado sofrido em setembro, em Minas Gerais.
Pouco antes, o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Dias Toffoli, defendeu que, passadas as eleições, o Brasil precisa encontrar um ponto de união em meio às diferenças. Ele defendeu dedicação às reformas essenciais e destacou, como principais, a previdenciária, a tributária, a fiscal e a da segurança pública.
"É momento de reafirmar nosso comprometimento com a manutenção e longevidade da nossa Constituição. País sempre demanda atualização da Carta. É hora de celebrarmos um grande pacto nacional para juntos trilharmos caminho na busca de reformas fundamentais que precisamos enfrentar", declarou.
Toffoli disse ser testemunha de que o Congresso tem conseguido atualizar as leis com a votação de emendas e projetos e assegurou que Judiciário continuará sendo moderador nas questões fundamentais para o país que precisarão ser apaziguadas.
Já o presidente Michel Temer destacou que a Constituição trouxe "inegáveis" avanços à democracia brasileira e lembrou, como deputado constituinte que foi, que a expressão Estado Democrático é sinônimo de Estado de Direito.
"Sei que o presidente Toffoli já conversou com o presidente Bolsonaro, já conversou conosco, com os membros do Congresso Nacional para que permanentemente, mensalmente ou bimensalmente, haja um encontro dos chefes de Poderes para que possam direcionar o país no caminho que a Constituinte de 1988 nos indicou. Não tenho dúvida que a Constituinte indicou o melhor caminho", disse Temer, ressaltando que "o povo é o verdadeiro titular o poder". (Foto: José Cruz/AGBR)