Simepar começa nesta terça a alertar produtores sobre geadas
O Alerta Geada começa nesta terça-feira e vai até o fim do inverno em 22 de setembro. O serviço informa gratuitamente aos produtores ruais a probabilidade de ocorrência de geada na região cafeeira com antecedência de 48 e 24 horas. Ao receberem as mensagens em tempo hábil, os eles podem adotar medidas de proteção das lavouras, evitando e reduzindo perdas agrícolas.
Uma vez emitida a previsão do Simepar, a equipe de agrometeorologistas do Iapar interpreta as informações e dispara o aviso por e-mail, celular, redes sociais e veículos de comunicação. Além disso, um boletim é divulgado nas páginas do Simepar (www.simepar.br) e Iapar (www.iapar.br) e também pode ser acessado pelo Disque Geada - (43) 33914500 - ao custo de uma ligação para aparelho fixo. A persistirem as condições para formação de geada, um aviso de ratificação é enviado até 24 horas antes da ocorrência prevista.
A difusão dos alertas se dá por meio de uma rede formada por órgãos públicos estaduais, prefeituras municipais, cooperativas, associações rurais, técnicos e profissionais de agronomia, estabelecimentos educacionais e comunitários. Para receber os avisos, os interessados devem preencher um formulário na página do Iapar na Internet.
Outros setores da economia também são beneficiados, como produtores de hortaliças, comércio de vestuário, construção civil e turismo.