Concluída em Guaraniaçu mais uma etapa do Varejo Mais Ação
Depois de quase seis meses e um total de 35 horas de capacitações em grupo e consultorias individuais específicas sobre o setor do comércio, 24 empresas de Guaraniaçu concluíram o Programa Varejo Mais em Ação. No evento de encerramento, que aconteceu na Casa da Amizade do Rotary do município, a palestra teve como tema "Inovação em Vendas" e reuniu 65 pessoas entre empresários, colaboradores e parceiros de realização do programa em Guaraniaçu.
Segundo a consultora do Sebrae/PR, Danieli Doneda, a metodologia do programa da Fecomércio PR e Sebrae/PR permite que os participantes tornem suas empresas mais competitivas e rentáveis. "Os módulos do Varejo Mais em Ação têm como base as necessidades do dia a dia específico do segmento. Além disso, os empresários compartilham experiências e vivências ao longo do programa, o que potencializa os resultados", destaca.
A estrutura do Varejo Mais em Ação conta com três grandes temas: gestão, que compreende o autodiagnóstico, plano de ação e finanças da empresa; atratividade, sobre o visual da loja; e vendas, mais especificamente na questão do atendimento ao cliente. As capacitações tiveram início no dia 25 de junho e, conforme cita o presidente da Aceg (Associação Comercial e Empresarial de Guaraniaçu), Valcir Antonio Guarda, terminaram em clima de descontração e comemoração.
"Fechamos com palestra sobre vendas, que é um dos gargalos que interferem diretamente no resultado econômico das empresas. Entretanto, toda a caminhada do programa até aqui serviu como base para fortalecer, aprimorar e desenvolver nossos negócios. Todos participaram ativamente, de funcionários a empresários e, com isso, o ganho foi muito grande. Encerramos com o sentimento de dever cumprido, melhorando detalhes que impactam no resultado final da empresa", declarou Guarda.
O empresário Euclides Aparecido Araújo foi um dos integrantes do grupo do Varejo Mais em Ação de Guaraniaçu. "A parte que mais mudamos na empresa, depois das orientações do programa, foi a gestão de estoques, que era quase ?zero? na empresa. Sabíamos que era preciso melhorar, mas não tínhamos noção de como fazer. Foi aí que entrou o aprendizado. Além disso, também melhoramos detalhes, como a simples troca de lâmpadas queimadas, que fazem toda a diferença no visual da loja", diz Araújo.
Na avaliação de Leopoldo Furlan, presidente do Sindilojas (Sindicato dos Lojistas e do Comercio Varejista), o programa também tem como ?pano de fundo? a integração da comunidade do comércio regional. "É em momentos como esses que os lojistas se encontram com as entidades que os representam e podem interagir entre si. Assim, além de levar conhecimento técnico, o Varejo Mais em Ação possibilita a integração do setor", aponta.
Valcir Antonio Guarda acrescenta que, além de empresas de Guaraniaçu, participaram do programa empresários da microrregião, como de Campo Bonito e Ibema. "Isso indica uma evolução não só no comércio da cidade, mas da região, já que, quando uma empresa melhora, a tendência é que seu vizinho de loja também queira melhorar. Na minha empresa, por exemplo, houve um aumento de 15% de faturamento por conta das melhorias que realizados através do Varejo Mais em Ação", detalhou.
Em Guaraniaçu, o Varejo Mais em Ação foi realizado pela Fecomércio PR e Sebrae/PR em parceria com o Sesc, Senac, Sindicato dos Lojistas e do Comercio Varejista (Sindilojas) e Aceg. Ainda em novembro, o programa deve encerrar turmas em Medianeira, no dia 12; Capitão Leônidas Marques, no dia 13; e Foz do Iguaçu, no dia 27. (Foto: Divulgação)