Cascavel: matrículas na rede municipal começam no dia 12
Os cascavelenses que têm filhos na escola, ou em idade para serem matriculados em 2019, devem ficar atentos desde já para os prazos de matrícula e rematrícula na rede municipal de ensino. Nos dias 12 e 13 de novembro todas as escolas e Cmeis vão realizar a rematrícula dos alunos já existentes, incluindo aqueles cujas famílias já pediram transferência.
As matrículas novas nos Cmeis e CEIs para as turmas de berçário, maternal I e maternal II começarão no dia 8 de novembro, mas vale lembrar que as famílias serão convocadas por telefone pelo setor do Cadastro Único.
Nos dias 30 de novembro e 3 de dezembro ocorrerão as matrículas do Ensino Fundamental para alunos que não pertenciam à rede municipal. Já nos dias 29 e 30 de outubro escolas, Cmeis e CEI realizarão o levantamento dos alunos que frequentarão a pré-escola (I e II) e o 1º ano em escolas da rede pública. As famílias com alunos nesta etapa escolar serão comunicadas em cada unidade sobre como proceder para o levantamento.
IDADE MÍNIMIA
Para o próximo ano a grande preocupação é em relação à idade da criança, tendo em vista que passou a valer o corte etário, que considera o dia 31 de março e não mais o dia 31 de dezembro. De acordo com parecer do Conselho Nacional de Educação e a Deliberação 002/2018, do Conselho Municipal de Educação, todas as crianças já matriculadas, seja na etapa creche, pré-escola da Educação Infantil ou mesmo os alunos do Ensino Fundamental, têm a progressão escolar garantida, o que significa que para elas nada muda.
Quanto às crianças que ingressarão na rede municipal de ensino em 2019, elas serão inseridas em determinada etapa escolar considerando como limite a data de nascimento até 31 de março, conforme segue abaixo:
Berçário: Alunos de zero a um ano de idade, nascidos a partir de 1º de abril de 2017 e alunos nascidos em 2018 e 2019;
Maternal I: Alunos com dois anos de idade completos ou a completar até 31 de março de 2019;
Maternal II: Alunos com três anos de idade completos ou a completar até 31 de março de 2019;
Pré-escola I: Alunos com quatro anos de idade completos ou a completar até 31 de março de 2019;
Pré-escola II: Alunos com cinco anos de idade completos ou a completar até 31 de março de 2019;
VACINAS EM DIA
Para o ano letivo de 2019, tanto para os casos de matrículas novas quanto de rematrículas haverá a necessidade da apresentação de declaração dando conta que a criança está com as vacinas em dia. Este documento deve ser solicitado na unidade de saúde mais próxima da moradia, mediante apresentação da carteirinha de vacinação para que a enfermeira do local faça a conferência e providencie a declaração ou oriente a família para a regularização da mesma, seguida da emissão da declaração. (Foto: Secom)