Delegado garante que elucidação de homicídios em Cascavel chega a 83%
Cascavel alcança um dos maiores índices de elucidação de homicídios do Brasil, de 83%, semelhante ao de países desenvolvidos. Foi o que informou o delegado-chefe da 15ª Subdivisão da Polícia Civil, Nagib Nassif Palma, durante encontro com empresários e autoridades na Assim. Outra boa notícia dada por ele é que o número de ocorrências caiu nos dez primeiros meses de 2018 na comparação com igual período do ano passado.
De acordo Nagib, que assumiu o comando da Polícia Civil de Cascavel em abril passado, esses resultados se devem a um rigoroso planejamento, à integração da equipe e à realização de grandes operações - foram nove desde o início do ano. Ele delegado apresentou alguns dos fundamentos da segurança pública e ressaltou, além do envolvimento das forças de repressão, a importância da participação do Estado, de empresas e da sociedade no processo, já que são necessárias ações de apoio para que os trabalhos de redução da criminalidade alcancem resultados efetivos.
PRISÕES
Retirar criminosos do convívio social ainda é, segundo Nagib Palma, uma das formas mais eficientes de diminuir os índices e oferecer mais segurança à comunidade. O número de prisões cresceu em 96% no comparativo de janeiro a outubro de 2018 com o período da equipe de Nagib à frente da 15ª. A média chega a 1,66 preso/dia em 178 dias da chefia de Nagib, enquanto que a do apanhado do ano é de 1,44 preso/dia. Nos crimes patrimoniais, de janeiro a setembro deste ano houve substancial recuo no roubo com latrocínio, no roubo com lesão corporal grave e no roubo.
Um dado que chama atenção, devido à complexidade de efetuar esse tipo de prisão, está em ações contra o estelionato. Em 2018 foram feitas 28 prisões, contra apenas três de igual período de 2017. Já as apreensões de entorpecentes, também considerando o mesmo período comparativo, aumentaram em mais de dois mil por cento. Outros delegados também participaram do encontro e cada um pôde apresentar a unidade que chefia e informar sobre os trabalhos que desenvolve. (Foto: Assessoria Assim)