OAB racha a defesa de Lula
Não é só na OAB de Cascavel que haverá bate-chapa na eleição de 22 de novembro próximo. A OAB do Paraná também registrou a inscrição de duas chapas, mas com um detalhe: ambas são integradas por advogados de defesa de Luiz Inácio Lula da Silva, preso desde abril último na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba. Um dos conselheiros titulares da chapa de situação é o cascavelense Luiz Fernando Casagrande Pereira, filho do ex-governador Mário Pereira e defensor do ex-presidente junto à Justiça Eleitoral. Já a chapa de oposição é encabeçada por Manoel Caetano Ferreira Filho, professor da UFPR e integrante da defesa do ex-presidente nos processos penais. Esse último grupo também é integrado por Luiz Carlos da Rocha, em cujo escritório o ex-presidente foi devidamente orientado antes de prestar depoimento ao juiz Sergio Moro no caso do triplex.
Os últimos...
Expira pontualmente à meia-noite de hoje o prazo legal para realização de reuniões públicas, comícios e uso de sonorização. Amanhã à noite terminará o prazo para veiculação de propaganda eleitoral gratuita e realização de debates no rádio e na televisão. E sábado será o último dia para realização de propaganda com uso de alto-falantes ou amplificadores de som, distribuição de material impresso e a promoção de passeatas, carreatas e coisa que o valha.
...movimentos
Como se vê, está chegando ao fim a campanha do segundo turno da eleição do presidente da República e dos governadores de 13 estados e do Distrito Federal onde não foi possível decidir o pleito no primeiro turno. A esta altura a maioria do eleitorado certamente está respirando aliviada, pois nesta reta final a campanha deixou de ser um debate de ideias para ganhar contornos de uma rinha de galos.
Tratoraço
Comentários de bastidores dão conta que a inviabilização da compra da antiga sede do Atacado Liderança resultou da ação de um empresário abastado, que teria invadido como um trator a negociação entabulada pela administração municipal com mediação da Justiça. Segundo as mesmas fontes, Leonaldo Paranhos teria decidido retirar o pedido de autorização do empréstimo de R$ 28 milhões para compra do imóvel após ser informado por sua base de que não teria os votos necessários à aprovação da matéria pela Câmara.
Segurança em pauta
O delegado-chefe da 15ª Subdivisão Policial de Cascavel, Nagib Nassif Palma, é o convidado especial da Acic para a reunião da noite desta quinta-feira (25). Ele irá traçar um raio-X da segurança pública, cujos indicadores tiveram uma melhora nos últimos tempos, mas ainda estão muito distantes do ideal.
Primeiro titular...
Saiu hoje o primeiro dos nomes que irão compor o primeiro escalão do Governo Ratinho Júnior. Trata-se do general Luiz Felipe Kraemer Carbonell, atual chefe da Assessoria de Informações da Itaipu Binacional e que possui em seu currículo passagens pelo Centro de Comunicação Social do Exército em Brasília, pela chefia da 5ª Seção do Comando Militar Oeste, em Campo Grande, e pela chefia da Seção de Comunicação Social da Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti.
...do time de Ratinho
Ao confirmar a escolha do general Carbonell, que é gaúcho de Porto Alegre, Ratinho Júnior disse que ela foi resultado de uma análise criteriosa e da necessidade de dar à segurança pública a prioridade que ela precisa. "O Paraná tem território e população maiores que muitos países e está em uma região com duas fronteiras internacionais. A segurança pública do nosso Estado tem que ser planejada e coordenada como se fosse a de um país", afirmou.
* Pílulas
* Uma parte do forro de gesso do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu desabou hoje cedo, atingindo uma passageira que sofreu apenas ferimentos leves. * Já em relação ao Aeroporto de Cascavel, o embarque de armas e drogas para o Rio de Janeiro pode culminar com a prisão de gente "graúda" nas próximas horas. * Os eleitores dos municípios paranaenses de Congoinhas, Japira e Rancho Alegre terão que voltar às urnas mais duas vezes neste ano. * Domingo eles votarão para presidente da República e no dia 9 de dezembro para escolher os novos prefeitos, já que os eleitos há dois anos foram cassados. * Fernando Haddad bem que tentou, mas não conseguiu autorização para ocupar sozinho o espaço que a Rede Globo havia reservado para o debate que estava previsto para amanhã. * A alegação petista de que a desistência de Bolsonaro "não se coaduna com o interesse público e, principalmente, com a rigidez do processo eleitoral verdadeiramente democrático" não convenceu o ministro do TSE Sérgio Banhos, que indeferiu o pedido. * Carlos Augusto Montenegro, presidente do Ibope, previu hoje que as urnas irão sorrir largamente para o candidato do PSL no domingo. * "Só um tsunami poderia fazer um eleitor do Haddad votar em Bolsonaro e vice-versa", disse ele em entrevista ao jornal Estadão.