Portal vai incrementar economia já alcançada com escritório de compras
Oficialmente criado em agosto de 2017, o Escritório de Compras Públicas de Cascavel já apresenta bons resultados a empresas e à economia da cidade. Agora, com o lançamento de um portal territorial, o projeto, que tem a liderança do Sebrae em parceria com entidades de classe e instituições públicas, dá um salto decisivo e abre a possibilidade de negócios anuais que alcançam a cifra de R$ 2,4 bilhões.
Depois de apurar a situação financeira da administração pública no início de 2017, o prefeito Leonaldo Paranhos percebeu que o valor de compras para aquele ano chegaria a R$ 330 milhões. "Somos (prefeitura, secretarias e órgãos ligados à administração local) grandes compradores e esse dinheiro pode fazer enorme diferença na economia daqui", disse. Esse foi um dos fatores que levaram à criação do Escritório de Compras Públicas, que passou a divulgar editais e a capacitar empresários para participar dos certames.
Antes disso, Paranhos determinou a adoção de medidas para tornar os processos de licitação mais transparentes. Os ambientes destinados a compras receberam câmeras e as sessões transmitidas para que todos que quisessem pudessem acompanhá-las. Gradualmente, aumentou o número de empresas locais presentes nas licitações. Um estudo indicou que a economia média nas compras, nos últimos dez anos, chegou a 10,2% e em apenas um ano de funcionamento do escritório saltou para 32,4%.
Com a economia, a prefeitura teve mais recursos para investir em saúde, educação, recuperação de estradas rurais e outras ações. "Essa diferença fez muito bem às contas da administração, já que 2017 tinha tudo para ser um ano dos mais desafiadores ao início do novo governo", afirmou o prefeito, que se diz animado com o avanço que o Escritório de Compras dá com o portal. Paranhos falou também de ações de combate ao desperdício e de ajustes que, além de economia, dão mais dinâmica ao governo municipal. Ele citou como exemplo a adoção de um cartão que permite a servidores abastecer carros da prefeitura em 25 postos credenciados. "E temos acompanhamento de tudo em tempo real".
INCREMENTO
A diretora de Eventos da Acic, Margarida Domingues Carneiro, pontuou que o Escritório de Compras é um parceiro de empresas e da economia local. O trabalho que ele faz permite maior participação e mais chances de empresas daqui de ganharem algumas licitações, fazendo com que somas substanciais circulem no município. "Ainda é grande o valor que sai, mas aos poucos os indicadores tendem a melhorar. E o portal é mais uma ação nessa direção", segundo Margarida.
Adir Mattioni, do Sebrae, é um dos que desde o início atuam na estruturação do escritório e, de acordo com ele, os resultados já possíveis demonstram que a ideia é um sucesso. O prefeito Paranhos levou números da parceria ao governador eleito Ratinho Júnior, que pretende adotar o modelo que já é sucesso em Cascavel nas compras públicas do Estado a partir de 2019. São parceiros do escritório local, conforme Adir, Prefeitura, 10ª Regional de Saúde, Núcleo Regional de Educação, Cisop, Exército/15º Blog, Unioeste e Acic.
O PORTAL
O funcionamento do portal foi detalhado pelo consultor do Sebrae Valtemar Sartorelhi. O acesso é no endereço oeste.comprapr.com.br . A partir do momento em que o fornecedor fizer o cadastro, indicando um e-mail que costuma acessar com frequência, ele automaticamente passará a receber eletronicamente os avisos de editais. "Essa é uma grande oportunidade de negócios. Por isso, todos que tenham interesse em participar devem se inscrever, fazer os cursos de capacitação, que são gratuitos, e garantir presença nas licitações dos órgãos públicos", ressaltou Valtemar.
O Escritório de Compras Públicas de Cascavel também apresentou um balanço do seu primeiro ano de atividades, completado em agosto último. No período foram divulgados/enviados 628 editais, 18,4 mil empresas comunicadas, realizados 101 atendimentos presenciais e 160 atendimentos telefônicos. O escritório funciona na Acic, na rua Pernambuco, 1800, em frente à Câmara de Vereadores. Ele atende de segunda a sexta-feira, em horário comercial. O telefone de contato é o 3321-1421. (Foto: Assessoria Acic)