Impulsos primitivos do STF
Em sua vida breve, mas intensa, o poeta norte-americano Edgar Allan Poe (1809-1949) deixou cunhada há quase 200 anos uma frase que parece ter inspirado algumas proeminentes e controversas figuras do Judiciário brasileiro dentro do grande debate desta semana que antecede a eleição presidencial. "A perversidade é um dos impulsos primitivos do ser humano", escreveu ele, como que antevendo a reação desmedida de ministros do Supremo a uma frase inoportuna ("bastam um cabo e um soldado para fechar o STF") dita por Eduardo Bolsonaro em uma palestra a concurseiros ainda em junho passado, mas que só veio à tona agora. "Atacar o Judiciário é atacar a democracia", disse em nota oficial o presidente Dias Toffoli. "É inacreditável que ainda tenhamos que ouvir tanta asneira", endossou Alexandre de Moraes. "Nitidamente não vi nenhuma intenção de ameaça à democracia. Estão exagerando na dimensão do que ele falou", contrapôs o presidente do STJ, ministro João Otávio de Noronha, que, diferentemente de seus dois colegas de STF, não usou a política como escada para chegar ao topo da carreira de magistrado.
Fora do páreo
Eduardo Sciarra é carta totalmente fora do baralho na composição do secretariado de Ratinho Júnior. "Estou ajudando quando me pedem algum conselho, mas não estou participando do dia-a-dia e não vou integrar o governo. Agora sou ex-político", afirmou ele nesta terça-feira, ressaltando que sua prioridade agora é cuidar da família e dos negócios.
Falta de treino
Dos mais de 116 mil eleitores da 68ª Zona Eleitoral, apenas 17 relataram hipotéticos problemas na votação de primeiro turno, que não se confirmaram. "A urna eletrônica é bastante simples de usar, mas o eleitor somente tem acesso a ela a cada dois anos, o que faz com que não tenha muita familiaridade com o equipamento", esclareceu a juíza Filomar Helena Perosa Carezia em entrevista à jornalista Laís Laíny, da Catve.
Adiamento
"Fui pessoalmente à governadora na semana passada e acertei a data", confirmou hoje o deputado Adelino Ribeiro ao ser indagado sobre a transferência, para novembro, da inauguração da UPS do Bairro Santa Cruz. Depois disso ele não manteve mais contato com Cida Borghetti, mas estima que ela tenha tido que alterar sua agenda por conta de compromissos oficiais mais importantes. Adelino disse ainda que está se empenhando para que de 10 a 12 policiais de outros batalhões sejam transferidos para Cascavel a fim de não desfalcar as unidades da PM existentes na cidade.
Preparação
Já o secretário da Segurança Pública, Júlio Reis, esclareceu que o adiamento não trará maiores problemas na medida em que uma equipe policial já está devidamente estabelecida no local. Além disso, ainda segundo ele, um trabalho de inteligência já está sendo feito para identificar previamente quem são os moradores da região da unidade que precisarão receber uma atenção maior da equipe.
Invertida
Gleisi Hoffmann tem mais uma razão para se preocupar com a Justiça. Luciano Hang, dono da Havan, ajuizou em Brusque (SC) uma ação na qual cobra dela R$ 1 milhão em indenização por danos morais. O empresário catarinense decidiu agir depois de ser chamado pela senadora de "nazista" e "canalha".
* Pílulas
* O segundo turno da eleição presidencial brasileira vai transcorrer mesmo sem um único debate. * Até a Rede Globo já suspendeu o seu diante da decisão de Jair Bolsonaro de não ficar cara a cara com Fernando Haddad. * Mas no horário eleitoral gratuito os dois estão se digladiando o tempo inteiro. * Numa atitude de claro desespero, o deputado petista Paulo Pimenta usou as redes sociais hoje para classificar Jair Bolsonaro de "anticristo". * Mas quem está sendo acusado de ganhar uma Bíblia Sagrada de um eleitor evangélico de Fortaleza e jogá-la no chão é justamente Fernando Haddad. * O ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, acusou o cantor britânico Roger Waters de receber cerca de R$ 90 milhões para fazer campanha eleitoral disfarçada para Haddad durante seus shows no Brasil. * O ex-vocalista do Pink Floyd não rebateu a denúncia, mas disse que não voltará mais ao País caso Bolsonaro seja eleito presidente no domingo.