Projeto da OAB leva formação cidadã à rede estadual de ensino
"Se nós queremos um País melhor, com mais respeito entre as pessoas, é essencial trabalhar o assunto cidadania com as crianças e adolescentes". A fala do advogado Thiago Marcondes, presidente da Comissão da Advocacia Jovem da OAB Cascavel, resume o intuito do projeto "OAB vai à escola", um programa de nível nacional que também tem sido aplicado em colégios estaduais cascavelenses e ajudado a fazer a diferença na formação dos estudantes.
Mensalmente, advogados voluntários se reúnem para levar conhecimento sobre direitos e deveres para alunos do 9º do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. São trabalhadas noções de Constituição e Cidadania, Direito Civil e do Consumidor, Direito de Família, Penal e Estatuto da Criança e do Adolescente, além de Direito do Trabalho e Previdenciário. Durante uma manhã, divididos em duplas, os profissionais se revezam para visitar as salas e ministrar uma aula de 50 minutos para cada turma.
"É muito gratificante. Percebemos que os alunos têm muito interesse e dúvidas. Muitas vezes eles acabam recebendo da mídia, nas novelas, na internet, informações equivocadas. Eles fazem muitas perguntas, participam muito. Acredito que estamos atingindo o nosso objetivo que é justamente levar conhecimento para fazer com que a população fique mais informada sobre os direitos e deveres. Principalmente nessa faixa etária, é muito importante saber que tudo que eles fazem tem um retorno, uma consequência", acentua Thiago.
A agenda de visitas é feita depois do envio de uma carta de apresentação do projeto para os colégios, em trabalho conjunto com o Núcleo Regional de Educação. O cronograma de 2018 foi fechado rapidamente, com grande procura das instituições de ensino, como o Colégio Estadual do Campo Pedro Ernesto Garlet. "No dia posterior ao projeto, fiz uma enquete com os alunos e todos elogiaram o trabalho. Os estudantes do 9º ano até perguntaram quando o projeto aconteceria de novo. Algumas alunas da 2ª série do Ensino Médio relataram interesse em cursar Direito. Assim, o trabalho realizado pela OAB Cascavel não só cumpriu, mas superou nossas expectativas. Acreditamos que contribuiu para a formação humana de nossos estudantes, uma vez que procuramos formar cidadãos críticos e protagonistas de suas próprias histórias", elogia a coordenadora pedagógica do colégio, professora Vera Lucia.
PRÓXIMAS EDIÇÕES
Para este ano, as datas disponíveis para a realização do evento já estão fechadas. Mas outros colégios estaduais podem ter essa oportunidade a partir do ano que vem. "As escolas podem procurar a OAB Cascavel, solicitando uma data para a realização do encontro. Antes do evento em si, os coordenadores do projeto vão até a escola conversar com a diretora, explicar os objetivos, esclarecer alguns pontos. No ano que vem, as escolas vão receber a carta de apresentação ou podem procurar a secretaria da OAB para fazer esse pedido", orienta Thiago Marcondes. Mais informações pelo telefone: (45) 3224-4896. (Foto: OAB)