Encontro de Cida com Ratinho sinaliza uma transição tranquila
A governadora Cida Borghetti recebeu nesta quarta-feira (17) o governador eleito Ratinho Junior no Palácio Iguaçu. Foi uma conversa absolutamente tranquila e que marcou iniciou do processo de transição de governo, que começa oficialmente no dia 3 de dezembro conforme decreto publicado no Diário Oficial.
"O decreto estabelece o compartilhamento de informações. Estamos zelando pelo interesse público e assegurando a transparência da gestão pública independente do governante", explicou Cida. Segundo ela, o decreto segue o modelo instituído pelo governo federal, que assegura a transferência de dados fundamentais para facilitar o desenvolvimento de programas e projetos de Estado.
De acordo com o texto, poderá ser constituída uma equipe de transição com até dez membros: cinco representantes da governadora e cinco do governador eleito, com coordenação do chefe da Casa Civil, Dilceu Sperafico. Além disso, prevê a disponibilidade de infraestrutura e apoio técnico-administrativo para a equipe de transição.
Com o decreto em vigor, todos os pedidos de acesso às informações do governo que não estiverem na base pública de dados deverão ser feitos por escrito. Entre as informações que poderão ser solicitadas estão programas realizados e em execução, relativos ao período do mandado da governadora; agenda de compromissos com calendário definido para os primeiros 120 dias do mandato que se inicia, projetos a serem implementados ou suspensos e glossário de termos técnicos e siglas da administração. (Foto: AENPR)