Lava Jato nas universidades
Apesar de circular apenas na Região Metropolitana de Curitiba, o jornal Agora Paraná prestou nesta semana uma contribuição inestimável àquela fatia da imprensa cascavelense que há tempos tem tornado públicas coisas do arco da velha que permeiam a Unioeste. Depois de denunciar a existência de vários servidores que recebem da universidade salários maiores que o do presidente da República, esse tradicional periódico voltou à carga para revelar que enfermeiras do Hospital Universitário recebem por plantões ininterruptos de até 60 horas nos fins de semana, mas sem trabalhar. Segundo a reportagem, assinada pelo jornalista Oswaldo Eustáquio, elas passam esses períodos dormindo para se recuperar da sobrecarga causada pelo fato de estarem cursando medicina no Paraguai em afronta à lei que obriga os servidores públicos a pedirem autorização prévia para deixar o País em horário de trabalho. "Nos corredores do hospital, os profissionais chamam essa fraude de máfia da enfermagem", relata o texto, acrescentando que "tem dinheiro estadual e federal indo para o ralo". Como se vê, passou da hora de se fazer uma mini Operação Lava Jato para passar a limpo não só a Unioeste, mas todas as universidades estaduais paranaenses, onde o esbanjamento de recursos públicos é uma prática de conhecimento público há anos.
Sangue Novo
Também há notícias boas sobre nossas universidades. Amanda Guedes e Daniel Felício, quartanistas da FAG, se sagraram campeões na categoria Videodocumentário do 22º Prêmio Sangue Novo, projeto desenvolvido pelo Sindicato dos Jornalistas do Paraná. Jéferson Douglas Espósito e Camila Agner, também da FAG, tiraram o segundo lugar em Programa de Rádio e Giovana Maria Gasparoto Silva, da UDC de Foz, tirou o terceiro em Reportagem Imprensa.
Caminho certo
Durante a entrega do Prêmio Sangue Novo, o presidente do Sindijor-PR, Gustavo Vidal, que é cascavelense mas há anos mora em Curitiba, destacou a necessidade de iniciativas desse tipo como incentivo aos atuais e futuros profissionais da área. Segundo ele, esse concurso mostra que "o real jornalismo está aí e não irá morrer, ao contrário das fake news que, acredito, não irão prevalecer".
Candidaturas
Nem todos os nomes lançados à condição de pré-candidatos em Cascavel irão testar seu prestígio nas urnas nas eleições de outubro próximo. O vice-prefeito Jorge Lange, por exemplo, já considera a hipótese de não concorrer. O mesmo é cogitado por outros que veem o custo de uma campanha muito além de suas condições atuais.
Parquímetros
A Cettrans vai pegar uma carona no "Domingão no Calçadão" de amanhã para orientar a população cascavelense sobre como funciona o novo sistema de parquímetros da cidade. Duas máquinas serão colocadas à disposição para que as pessoas possam aprender o passo a passo, que não é dos mais simples.
Busões novos
Com a ajuda dos deputados Elio Rusch e José Carlos Schiavinato, o prefeito Maneco acaba de comprar dois micro-ônibus novos para atender aos mais de 300 estudantes de Missal que fazem faculdade em outras cidades da região. Os veículos até já foram apresentados à comunidade ao lado de dois caminhões basculantes e um terraceador, também adquiridos pelo município em parceria com o governo estadual.
*Pílulas
* Levantamento divulgado esta semana pelo Instituto Paraná Pesquisas apontou que 64,3% dos brasileiros apoiam a proposta de mandato com tempo limitado para os ministros do STF. * Destes, 81% defendem mandato máximo de 8 anos; 7,8% preferem 10 anos; 1,9%, de 12 a 15 anos, e 3,1% apoiam 20 anos. * Lembra do japonês da Federal, aquele que ia de tornozeleira eletrônica prender autoridades corruptas? * Pois é, ele aposentou a farda (e também a tornozeleira) e pode vir a ser candidato pelo PEN do Paraná, partido do qual é o presidente estadual. * A difícil situação da Paranaprevidência será debatida em audiência pública nesta segunda-feira de manhã, na Assembleia Legislativa. * O acidente que matou nove pessoas na madrugada deste sábado, em Candói, envolveu dois veículos pequenos e um ônibus locado pela Associação Regional de Saúde do Sudoeste para trazer de volta pacientes da região que estavam se tratando em Curitiba.