Professor da Unioeste fatura o Prêmio Brasil de Economia
O Dr. Jandir Ferrera de Lima, docente da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), e a professora Augusta Pelinski Raiher, da UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa), foram os ganhadores do XXIV Prêmio Brasil de Economia na categoria artigo técnico e científico. A temática do texto foi desenvolvimento e subdesenvolvimento humano no Brasil.
N entrega do prêmio, feita em Porto Velho (RO), durante o Simpósio Anual dos Conselhos Regionais de Economia, foi ressaltada a importância do concurso e a valorização da inovação e da pesquisa cientifica como caminho para o progresso e desenvolvimento brasileiro. O trabalho havia sido publicado em uma revista estrangeira e a repercussão foi bem significativa no meio acadêmico. Por isso, o artigo foi nominado para o Prêmio Brasil de Economia, no qual levou o primeiro lugar.
Para Jandir, o estudo premiado reflete a qualidade da pesquisa feita nas universidades estaduais do Paraná. Dentre os trabalhos postulantes à premiação constavam textos e pesquisas produzidos em universidades de renome no cenário nacional.
O PRÊMIO
O Prêmio Brasil de Economia é capitaneado pelo Cofecon (Conselho Federal de Economia) e seu objetivo é estimular a reflexão crítica sobre a economia como ramo de conhecimento, principalmente em questões ligadas a aspectos econômicos, sociais e regionais da sociedade brasileira. O campus de Toledo da Unioeste se tornou referência nacional em estudos sobre o desenvolvimento regional por conta da atuação do NDR (Núcleo de Desenvolvimento Regional) e de programas de pós-graduação com linhas de pesquisa nessa área.
O professor Jandir Ferrera de Lima leciona no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio e do Programa de Pós-Graduação em Economia do campus de Toledo da Unioeste. Já a professora Augusta Pelinski Raiher é docente do Programa de Pós-Graduação em Economia e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas da UEPG, em Ponta Grossa, mas egressa justamente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio da Unioeste em Toledo, no qual fez seu mestrado. (Foto: Divulgação)