Paraná vai equiparar salários de professores PSS com concursados
Mudanças nos editais do PSS (Processo Seletivo Simplificado) da Secretaria de Estado da Educação do Paraná alteraram o prazo das inscrições, cujo início começa efetivamente nesta segunda-feira (15) e vai até o próximo dia 25. A alteração foi necessária para que o sistema eletrônico de inscrição pudesse ser reprogramado.
De acordo com o Departamento de Recursos Humanos da secretaria, entre as principais alterações estão a obrigatoriedade de apresentação do comprovante de impressão da Consulta à Qualificação Cadastral (CQC/eSocial), sem divergências. Antes, esse tipo de documentação era exigido apenas dos professores concursados. Além disso, no item Aperfeiçoamento Profissional serão aceitos até três Certificados de Especialização.
A mudança principal, no entanto, é que nos contratos de 2019 os professores PSS voltarão a ter equiparação salarial com os concursados, recebendo uma remuneração de R$ 2.831,00 para 40 horas semanais, mais R$ 826,00 de auxílio-transporte.
Serão contratados, em regime temporário, no mínimo 15 mil professores, professores pedagogos, tradutores e intérpretes de Língua Brasileira de Sinais, assistentes administrativos, técnicos agropecuários, técnicos florestais e auxiliares de serviços gerais. (Foto: Hedeson Alves)