Cascavelense está entre campeões de mandatos na Câmara dos Deputados
Ao todo, 11 dos 513 candidatos a deputado federal vitoriosos nas urnas nas eleições do último domingo já são inquilinos antigos de Brasília, pois ocupam cadeiras na Câmara há mais de duas décadas. Eles fazem parte de um time de 240 parlamentares que conseguiram a reeleição em um pleito marcado por um índice de renovação superior a 50%.
Átila Lira (PSB-PI), Átila Lins (PP-AM) e Gonzaga Patriota (PSB-PE) são os deputados com mais mandatos na atual composição da Câmara: sete. Lins detém o recorde de ter emendado os sete mandatos seguidos, desde 1991. Já Lira e Patriota iniciaram como deputados em 1987 e passaram quatro anos fora do Congresso desde então. Os três vão para o oitavo mandato.
Outros oito candidatos reeleitos nesse pleito ultrapassam os 20 anos de legislatura, dentre eles o cascavelense Hermes Frangão Parcianello (PMDB), que é recordista de mandatos entre os representantes do Paraná na Câmara.
Com Frangão, estão completando seis mandatos e seguem para o sétimo Eduardo Barbosa (PSDB-MG), José Rocha (PR-BA), Arlindo Chinaglia (PT-SP), Ivan Valente (PSOL-SP), Jandira Feghali (PCdoB-RJ), Claudio Cajado (PP-BA) e Lauro Lopes (MDB-MG).
RECORDISTA
Mas engana-se quem pensa que entre os citados acima está o recordista de mandatos na Câmara Federal. Esse título pertence ao deputado Miro Teixeira (Rede-RJ), que foi eleito nada menos que 11 vezes e está há 44 anos na Casa, onde só não permanecerá a partir de 1º de fevereiro próximo porque nesta eleição foi candidato ao Senado e não se deu bem, terminando na sétima colocação.