Decreto garante Colégio Militar em Cascavel já no próximo ano
Cascavel passará a contar já no próximo ano com um Colégio Militar, o mesmo ocorrendo com Maringá e Cornélio Procópio. A criação consta de edital assinado pela governadora Cida Borghetti e as unidades fazem parte de um planejamento estratégico de interiorização do ensino militar.
"Já temos colégio de Curitiba, que é o pioneiro, criado há 56 anos, e o de Londrina. Além de Maringá, Cornélio e Cascavel há estudos para criação de novas unidades em outras regiões do Estado. A interiorização do ensino da Polícia Militar começou e vai ser ampliada", afirmou Cida.
A direção das escolas será feita pela Polícia Militar e a gestão pedagógica administrada pela Secretaria de Estado da Educação. "A educação é a principal ferramenta de transformação da sociedade. Esta medida vai oportunizar aos alunos uma educação de qualidade, com os valores instituídos pela corporação no Paraná. O programa pedagógico e educacional, que já é uma referência no Estado, vai garantir novas oportunidades aos alunos das três regiões", acrescentou a governadora.
A comandante-geral da Polícia Militar, coronel Audilene da Rocha, disse que a criação desses colégios atende a demanda da população. "Estamos atendendo um pedido da sociedade, para que as crianças de todas as regiões tenham acesso ao ensino oferecido pelo Colégio da Polícia Militar", disse.
O Colégio Militar de Cascavel será no CNTA (Centro Nacional de Treinamento em Atletismo), que está em fase final de construção em terreno anexo à FAG e foi viabilizado com recursos conseguidos pelo deputado Evandro Roman junto ao Ministério do Esporte e ao Governo do Paraná. Já os colégios de Maringá e Cornélio Procópio funcionarão em escolas em que o ensino regular já acontece.
Os alunos da unidade de Cascavel, que entrarão em 2019, vão passar pelo processo seletivo da Polícia Militar como já acontece nas unidades de Curitiba e Londrina. A comandante-geral explicou que o colégio passa a ser um Órgão da Polícia Militar, que segue os preceitos didáticos e pedagógicos da Secretaria de Educação. (Foto: Arquivo)