Céu de brigadeiro
Com Jaime Lerner o Oeste ficou na saudade, com Roberto Requião idem e com Beto Richa continuou "tudo como dantes no quartel de Abrantes". Para alívio da população, foram necessários apenas alguns meses de Cida Borghetti como governadora para que fosse dado, finalmente, o primeiro passo concreto para a concretização do sonho do Aeroporto Regional. Mesmo tendo perdido a eleição do último domingo, a governadora honrou a palavra e determinou que o secretário-chefe da Casa Civil, Dilceu Sperafico, venha a Cascavel nesta quinta-feira (11) para efetuar o pagamento aos proprietários da área desapropriada. É apenas um primeiro passo, já dissemos nesta coluna, mas imprescindível para que se possa desenvolver junto aos futuros governos estadual e federal as ações necessárias à conquista dos recursos para bancar tão importante obra, considerada das mais estratégicas para que a economia desta importante região paranaense alcance um novo patamar de desenvolvimento.
Na Acic
A liberação das indenizações relativas à área do Aeroporto Regional, pertencente aos territórios de Cascavel, Tupãssi e Toledo, estava marcada para as 10h30 e foi adiada para as 14 horas de amanhã, na Acic. O ato será prestigiado por líderes políticos e empresariais, dentre eles vários prefeitos da região.
Marmitas...
"O Governo do Estado vai economizar, em 12 meses, R$ 47 milhões na alimentação do sistema penitenciário", informou hoje o Depen (Departamento Penitenciário) do Paraná. Chegou-se a esse cálculo com a finalização de uma licitação para fornecimento de refeições a 27 mil presos de 31 presídios e 37 delegacias do Estado.
...salgadas
A notícia é ótima, sem dúvida, mas deixa no ar a impressão de que as marmitas fornecidas atualmente podem até estar muito bem temperadas, mas seus preços estão pra lá de salgados. Não seria o caso de fazer uma detalhada averiguação para saber se o programa de alimentação dos encarcerados estava possibilitando a fuga de dinheiro público pelo ralo da corrupção?
Uma disputa...
Um pequeno número dentre os candidatos bem-sucedidos na disputa pelas 54 cadeiras da Assembleia Legislativa do Paraná ainda nem se restabeleceu da exaustiva caça ao voto do eleitorado e já começa a travar nos bastidores uma nova disputa, e tão ou mais intrincada.
...atrás da outra
É a briga pelos nove cargos da mesa diretiva da Alep, que se repete a cada dois anos e é nitidamente mais acirrada no início de cada legislatura. Para o principal deles, a presidência, Luiz Cláudio Romanelli, Ademar Traiano, Alexandre Curi, Márcio Nunes e Guto Silva já fazem as primeiras articulações. Os dois últimos largam com certa vantagem por pertencerem aos quadros do PSD, partido do governador eleito Ratinho Júnior.
* Pílulas
* Circula nas redes social uma sugestão de pergunta pra lá de pertinente para que Bolsonaro faça a seu adversário no primeiro debate do segundo turno da sucessão presidencial. * É a seguinte: "Haddad, como você vai fazer para impedir que criminosos presos continuem dando ordens de dentro da prisão?" * "Tem que comer fígado", comentou uma leitura do Alerta Paraná ao acessar a matéria dando conta que Bolsonaro está com anemia. * A sugestão é boa, mas tem um detalhe: o fígado, no caso, tem que ser de boi, não o do adversário. * Ainda sobre o mesmo assunto: o comitê eleitoral de Haddad decidiu reduzir não só a aparição do ex-presidente Lula como também do vermelho PT na campanha de segundo turno. * Por conta disso, nas novas peças até a bandeira mudou de cor. Agora há dois modelos, nas cores azul e branca. * O ministro do STF Gilmar Mendes recusou os recursos da PGR e do MP-PR e manteve a decisão de libertar Beto Richa da prisão. * Para não parecer Papai Noel, no entanto, recusou estender os efeitos do habeas corpus concedido ao ex-governador a outros seis presos que buscavam o mesmo benefício. * O funcionalismo público municipal de Cascavel está sendo chamado a participar de uma espécie de eleição para escolha do Servidor Destaque 2018. * Há quem sugira, no entanto, que essa atribuição deveria ser dada aos contribuintes. Que tal?