Oficina vai focar potencialidades de Cascavel para o turismo rural
A AdeturOeste (Agência de Desenvolvimento do Turismo do Oeste do Paraná) e a Paraná Turismo promovem nesta quarta-feira (10), no auditório do Sindicato Rural, a oficina intitulada "Cascavel mais forte pelo turismo rural". O evento vai das 14h às 18h, sob a condução do presidente da Paraná Turismo e consultor em turismo regional com ênfase no rural, Manoel Jacó Gimenes.
O turismo rural teve como marca no Brasil a data de 1986. A partir de experiência exitosa em Lages (SC), muitos municípios abriram as portas para essa atividade com a intenção de gerar renda complementar aos produtores rurais com a recepção de visitantes das cidades, que buscam mais informações sobre a produção de alimentos e para entrar em contato com a natureza. "A renda com o turismo é muito importante porque ela pode vir todos os fins de semana, diferente das safras, que tem ciclos longos", explica Manoel.
"É um turismo de raízes. Não começamos pela cidade, começamos pelo campo. O campo é o alicerce para um Paraná forte e pujante. Cascavel é uma cidade com um dos maiores territórios do Paraná e cheia de possibilidades. Na época como instrutor, atuei no Reassentamento São Francisco, Sede Alvorada e há o corredor de propriedades a caminho de Boa Vista da Aparecida, muito movimentado e cheio de oportunidades turísticas", acrescenta.
De acordo com Paulo Vallini, diretor do Sindicato Rural de Cascavel, é preciso recriar o laço da cidade com o campo. "As pessoas não sabem mais como são produzidos seus alimentos, o que dá margem para um monte de inverdades que circulam atualmente. O turismo rural, o contato com o produtor, é um caminho para conhecer a verdade", comenta.