Fonte alternativa reduz em até 80% custo do produtor rural com energia
A energia solar pode gerar uma redução de 70% a 80% no custo de energia elétrica nas propriedades rurais. Os números foram destacados no evento "Energia Solar Fotovoltaica", realizado pela Frísia Cooperativa Agroindustrial com mais de 100 associados. As apresentações aconteceram no Pavilhão de Exposições Frísia, anexo ao Parque Histórico de Carambeí (PR).
O evento propôs a discussão sobre os benefícios do uso dessa energia alternativa, tratando do mercado e apresentando as vantagens na implantação. O objetivo foi oportunizar ao cooperado a possibilidade de se informar sobre essa fonte de energia. "Foi destacado o alto potencial desse tipo de energia e as opções que o produtor tem para reduzir seus custos", explica o coordenador ambiental e florestal da Frísia, Francis Bavoso.
Fundada em 1925, a Frísia é a cooperativa mais antiga do Paraná e a segunda mais antiga do Brasil. Localizada na região dos Campos Gerais, tem sua produção voltada ao leite, carne e grãos, principalmente trigo, soja e milho.