Interior ainda não se beneficiará de aplicativo para acionar Polícia Militar
Apresentado como algo inovador pelo Governo do Paraná, embora o modelo já exista na vizinha Santa Catarina desde 2015, o aplicativo desenvolvido por técnicos da Celepar para facilitar o acesso da população aos serviços da Polícia Militar ainda não tem data para entrar atender ao interior do Estado.
Em funcionamento desde ontem na Grande Curitiba, o Emergência Paraná está disponível no Google Play, vai atender inicialmente apenas aos 3,2 milhões de moradores da capital e região Metropolitana e, de acordo com a comandante geral da PM, coronel Audilene Dias Rocha, permite encurtar sobremaneira a distância entre a corporação e as pessoas que dela precisam. "Esse sistema será ampliado e melhorado conforme for utilizado, de acordo com as necessidades que forem surgindo", diz ela.
Para o subcomandante geral da PM, coronel Arildo Luis Dias, ele representa a busca de atualização para acompanhar as mudanças na sociedade. "A PM está evoluindo junto com a tecnologia. Hoje poucas pessoas fazem uma ligação telefônica, a maioria se comunica por meio de aplicativos para envio de mensagens instantâneas de voz e de dados", salienta.
Já o capitão Claudio Prus, do Copom, explica o aplicativo pode ser baixado gratuitamente nos celulares com o sistema operacional Android. Após baixá-lo, o usuário faz um cadastro rápido no portal Governo Digital para armazenagem de todo o histórico de solicitações e atividades.
NA PRÁTICA
O Emergência Paraná pode ser usado para acionar a PM em situações de perturbação de sossego, violência doméstica, acidentes de trânsito com ou sem vítimas, brigas, rixas, tumultos, roubos e furtos, ou seja, na maioria dos delitos mais ocorridos pelas equipes nas ruas. Já as mulheres podem enviar a foto da medida protetiva e ter prioridade no atendimento.
Para cada natureza de crime há um questionário específico para que o solicitante repasse a maior quantidade possível de
Além de responder as perguntas do aplicativo, o solicitante pode enviar fotos e vídeos para auxiliar o operador a avaliar a necessidade do envio de uma equipe policial para o local. O sistema suporta vídeos de até 10 segundos.
Ao final da solicitação o usuário recebe um número de ocorrência e pode acompanhar o andamento do pedido. Caso haja necessidade, o operador policial militar entra em contato com o cidadão via chat para obter mais informações. Cada atualização do status da ocorrência é acompanhado pelo usuário. (Foto: Arquivo Agência RBS)