Ibope sob suspeita
A julgar pela maioria das pesquisas eleitorais, a matemática está distante de ser a mais explícita das ciências exatas. Para chegar a essa conclusão, basta comparar algumas delas. O primeiro levantamento Ibope da semana da eleição presidencial, divulgado ontem à noite pela Rede Globo e registrado no TSE sob número BR- 08650/2018, mostrou Jair Bolsonaro com 31%, Fernando Haddad com 21%, Ciro Gomes com 11%, Geraldo Alckmin com 8% e Marina Silva com 4%. Acontece que esse cenário bate quase literalmente com o traçado pelo levantamento de uma semana atrás da Paraná Pesquisas, registrado no TSE sob número BR-03512/2018 e que apontou Bolsonaro com 31,2%, Haddad com 20,2% Ciro com 10,1%, Alckmin com 7,6%, Marina com 4,3%. Vale lembrar que o Ibope daquele mesmo período (BR-04669/2018) mostrou Bolsonaro com 27%, Haddad com 21%, Ciro com 12%, Alckmin com 8% e Marina com 5%. E mais: entre um período e outro a candidatura de Bolsonaro foi castigada por ataques duros no horário eleitoral e pelo movimento "EleNão", que levou dezenas de milhares de pessoas às ruas no último sábado. Será mera falha de metodologia do instituto de pesquisas mais afamado do País?
Silêncio intrigante
A liberação de parte do depoimento de Antônio Palocci, que atingiu em cheio a imagem de Lula, foi o tema dominante do debate político nacional nas últimas 24 horas. É tempo mais que suficiente para Fernando Haddad se manifestar a respeito, mas nada disso aconteceu. No mínimo, isso passa a ideia de que se o PT conquistar sua quarta vitória consecutiva, "tudo continuará como dantes no quartel de Abrantes".
Pombo correio
Em entrevista exclusiva ao portal 180 do Piauí, José Dirceu revelou, para surpresa de muitos, que desde 2013 não se encontra com Luiz Inácio Lula da Silva. "Não há necessidade de eu visitar o Lula. Eu tenho canais para conversar com ele", justificou o ex-ministro, sem dar mais detalhes. Pessoas próximas a ele, no entanto, revelaram que a ponte entre os dois é feita pela senadora paranaense Gleisi Hoffmann, que está direto no apartamento de Dirceu em Brasília e na cela de Lula na Superintendência da PF em Curitiba.
Fake news
"Juridicamente, eu não posso entrevistar um candidato em particular. Acredite naquilo que eu coloco na minha rede social. Como não coloquei, significa que eu não vou entrevistar ninguém". A postagem foi feita pelo apresentador Ratinho diante da informação que circula o Brasil inteiro desde ontem, dando conta que ele entrevistaria Jair Bolsonaro nesta semana em seu programa no SBT.
Sem compensação
A Frente Parlamentar da Agropecuária, que tem 210 deputados federais e 26 senadores, emitiu nota hoje declarando apoio irrestrito a Jair Bolsonaro nesta reta final da campanha. O candidato aceitou a adesão, mas deixou claro que, se eleito, ninguém irá demovê-lo da ideia de fundir os ministérios da Agricultura e do Meio Ambiente.
Contrassenso
Com a eleição bem próxima, esta semana tem uma agenda com datas importantes fixadas pela lei eleitoral. A primeira, e intrigante por demais, é que desde a zero hora de hoje eleitor algum pode ser preso, a menos que já esteja condenado por crime inafiançável, seja pego em flagrante ou por desrespeito de salvo-conduto. Sim, mas não é justamente nesse período que os crimes eleitorais são mais comuns?
* Pílulas
* A campanha à reeleição da governadora Cida Borghetti tem pintado o Paraná inteiro de cor-de-rosa, mas há controvérsias. * A Unioeste, por exemplo, já tem greve de faxineiras marcada para dia 10 porque ainda não recebeu R$ 3 milhões do orçamento aprovado pela Assembleia Legislativa para este ano. * Um desentendimento com o presidente Pedro Rauber levou o vereador Ronaldo Phol a anunciar na sessão de ontem à noite a renúncia à vice-presidência da Câmara de Marechal Cândido Rondon. * A Câmara de Toledo começa as atividades desta quarta-feira com um Café Rosa para marcar o mês dedicado à prevenção e ao combate do câncer de mama. * Despacho do juiz Paulo Sérgio Ribeiro, da 23ª Vara Federal, aponta que Pepe Richa adquiriu vários imóveis em Camboriú (SC) com recursos "do esquema ilícito instalado no Paraná". * Depois de dar uma espiada no conteúdo da delação de Antônio Palocci, Alvaro Dias passou a defender a cassação do registro do PT. * A tese se fundamenta, segundo o presidenciável paranaense, porque "não foi uma vitória [em 2010 e em 2014], foi uma fraude", "um escárnio". * Informação de última hora que cairá no agrado dos amantes do futebol: o jogo do Campeonato Brasileiro entre Paraná Clube e Flamengo, marcado para dia 21 deste mês, será realizado no Estádio Olímpico de Cascavel.