Com 43 núcleos no Empreender, Acic se consolida como 2ª maior do Paraná
A Associação Comercial e Industrial de Cascavel se consolida como a segunda entre as 298 Aces da Faciap com o maior número de núcleos do Programa Empreender em atividade. São 43 e a meta da atual diretoria, sob a presidência de Edson José de Vasconcelos e de Sandro Bacarin, é de chegar a 50. "A metodologia do programa é muito interessante, por isso o objetivo de aproximá-la dos mais diversos segmentos produtivos ligados à Acic", diz Vasconcelos.
Para que o número traçado seja alcançado, a entidade investe principalmente em recursos humanos. São dez pessoas envolvidas com o Empreender, desses sete são consultores que atuam diretamente nos grupos. O método do programa é simples e isso ajuda a explicar o sucesso que ele alcança em 20 anos de atuação em todo o Brasil, diz a coordenadora do Empreender da Acic, Dulce Ragazzon. "A ideia é fazer com que empresários de um mesmo ramo, região geográfica ou tema sentem-se à mesma mesa para se conhecer e passar a trabalhar de forma conjunta".
Os núcleos desenvolvem diversas ações, como palestras, treinamentos, viagens técnicas e ações solidárias. "E tudo isso contribui para fortalecer o setor", segundo Dulce. A troca de informações é outro ponto forte da ação, porque a experiência de um pode contribuir com a solução do problema do outro. E essa proximidade fortalece vínculos e também faz do ambiente um local de ampliação da rede de contatos empresariais e também pessoais.
Com base no regulamento que define as diretrizes do Empreender, sob gestão da Faciap (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná), a Acic acaba de passar cinco câmaras técnicas à condição de núcleos setoriais temáticos. Elas atuam nas áreas tributária, relações do trabalho, meio ambiente, ação social e internacionalização.
15 em um ano
Com os ajustes feitos pela atual diretoria no Empreender, a Acic confirmou a abertura de 15 novos núcleos em apenas um ano. "E todos cuidadosamente pensados e seguindo com atenção as orientações da federação", de acordo com Dulce. Entre os mais recentes estão núcleos nas áreas de academias de artes marciais, agência de viagens, nutrição, psicologia, arquitetura e urbanismo, engenharia e empreendedorismo jurídico.
A Acic foi a primeira associação comercial do Estado a apostar no sucesso do Programa Empreender. Com isso, em 1998 ela criou o Núcleo Setorial Moveleiro, o primeiro do Paraná, e que segue em atividade mesmo duas décadas depois. (Foto: Arquivo)