De tanto pedir, região do Bairro Santa Cruz vai ganhar a sua UPS
De tanto bater o pé, líderes ligados à região do Bairro Santa Cruz, onde estão instaladas a FAG e a Univel, conseguiram o que queriam e será instalada no local a segunda UPS (Unidade Paraná Seguro) de Cascavel - a primeira já funciona há bastante tempo na região do Bairro Interlagos.
O anúncio da governadora Cida Borghetti, feita durante o ato de recondução do cascavelense Júlio Reis ao comando da Secretaria de Estado da Segurança Pública, quinta-feira à noite, foi muito comemorado por esses líderes, que haviam protagonizado uma grande discussão na cidade desde que essa unidade foi prometida à região do Bairro Tropical, onde, por conta disso, acabou sendo instalado um posto avançado do 6º BPM.
"Estamos trabalhando para integrar cada vez mais as forças policiais e, com isso, dar uma resposta mais rápida à população. Tudo isso para que as nossas famílias possam andar nas ruas sem preocupação", disse Cida.
15ª DO ESTADO
A UPS do Santa Cruz ainda não tem data para ser instalada, mas, segundo a PM, contará com policiais capacitados para o policiamento comunitário. A UPS do Interlagos, a primeira do Estado, foi instalada em 2012 e desde então tem produzido ótimos resultados.
Hoje o Paraná conta com 14 dessas unidades, dez delas em Curitiba e outras duas na Região Metropolitana (em Colombo e São José dos Pinhais). No interior, além de Cascavel, só tem uma em Londrina.
PREPARAÇÃO
De acordo com a comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Audilene Dias Rocha, a instalação de uma UPS é precedida de um trabalho de inteligência policial que identifica e prende traficantes, homicidas e demais criminosos.
"Nas UPS temos policiais treinados e que conhecem o perfil da região. Isso facilita a identificação das pessoas que cometem os delitos, assim como a diminuição da criminalidade no local", afirmou. (Foto: Orlando Kissner/ANPr)