Faep promove curso sobre Nota Fiscal a funcionários de sindicatos
A partir do próximo ano, com a exigência da NFP-e (Nota Fiscal de Produtor Eletrônica) para operações interestaduais, os produtores rurais terão que realizar algumas mudanças em seus sistemas. Para se adequar a esse cenário, a Faep (Federação da Agricultura do Estado do Paraná) irá promover um treinamento, em parceria com a Receita Estadual, destinado a funcionários de sindicatos rurais.
O objetivo é preparar um time de profissionais aptos a dar o suporte necessário aos produtores rurais paranaenses a partir de janeiro de 2019, quando entrará em vigor a obrigatoriedade da NFP-e nas operações interestaduais. Segundo João Lázaro Pires, do Departamento Sindical da Faep, a expectativa é que sejam treinados 150 funcionários de sindicatos de todas as regiões do Paraná. "Como a Nota Fiscal de Produtor Eletrônica será obrigatória, é importante poder auxiliar o produtor na emissão desse documento", avalia.
O curso terá carga horária de oito horas e será ministrado por um instrutor da Receita Estadual. Ao longo do mês de outubro serão disponibilizadas 15 vagas em cada uma das nove turmas, sendo a prioridade para aqueles que realizarem primeiro a inscrição. Como o curso é registrado na Escola de Gestão do Governo do Estado, todos os participantes receberão o certificado da Secretaria de Estado da Fazenda.
As despesas com estadia e alimentação dos funcionários que fizerem o curso ficarão a cargo da Faep. Já o deslocamento até o local do curso será responsabilidade do sindicato rural interessado.