Ratinho pai pensa grande
Carlos Massa, o Ratinho pai, já é dono de 28 emissoras de rádio e cinco de televisão no Paraná, todas com seu nome (Rede Massa), e também possui vários outros negócios no Estado, inclusive uma fábrica de vinho. Agora, ele planeja comprar uma emissora das mais tradicionais de São Paulo. "Na hora em que aparecer uma no preço, eu compro", disse ele dias atrás à Folha de S. Paulo. E hoje, ao pegar seu avião e fazer um bate e volta até Cascavel a convite de Valdomiro Cantini especialmente para falar à CBN sobre seus 20 anos de SBT, ele confirmou o desejo de adquirir a rádio Estadão, arrendada desde maio de 2017 a uma igreja evangélica. "Se a internet acabar, o rádio vai noticiar", brincou ele ao ser indagado se não estaria fazendo uma aposta arriscada diante do avanço das redes sociais. Sobre política, Ratinho, que é amigo de Alvaro Dias e Geraldo Alckmin, falou apenas informalmente e não deu nenhuma dica de quem terá seu voto para presidente. Já sobre a eleição no Paraná, claro, nem precisou ser perguntado.
Sem título...
Bahia (586.333), São Paulo (375.169) e Paraná (257.941) são, pela ordem, os estados mais atingidos pelo cancelamento de 3,36 milhões de títulos eleitorais mantido nesta semana pelo STF, de acordo com recomendação do TSE. Já Cascavel teve 28,8 mil cancelamentos, mas ainda assim o número de eleitores do Município aptos a votar no próximo dia 7 fechou em pouco mais de 217 mil.
...sem voto
"Sob o risco de inviabilizar a eleição e lançar o País no caos, a cautelar deve ser indeferida", concluiu o relator Luís Roberto Barroso, sendo seguido por outros seis ministros, o que fechou o placar em 7 a 2 contra o pedido do PSB para permitir que os eleitores que perderam o prazo do recadastramento biométrico votassem.
Bife estragado
O juiz Marcos Josegrei da Silva, da 14ª Vara Federal de Curitiba, condenou nesta sexta-feira (28) seis pessoas implicadas na Operação Carne Fraca. Esta foi a terceira sentença do caso e atingiu Maria do Rocio Nascimento, José Antônio Diana Mapelli, Dinis Lourenço da Silva, Welman Paixão Silva Oliveira, Francisco Carlos de Assis e Roney Nogueira dos Santos.
Pode isso?
O secretário estadual Silvio Barros, cunhado da governadora Cida Borghetti, está convidando os prefeitos paranaenses para uma "reunião de avaliação e planejamento da Sedu" programada para segunda-feira (1º), em Curitiba. O problema é que todos os prefeitos têm sido chamados informalmente para um jantar da campanha da governadora marcado para a mesma data, no restaurante Madalosso.
Bico fechado
O desembargador Nino Oliveira Toldo usou o bom senso e proibiu Adélio Bispo de Oliveira, autor do atentado a Jair Bolsonaro, de dar entrevistas ao SBT e à revista Veja em Campo Grande, onde está preso. "A questão não se refere à impossibilidade propriamente dita de preso conceder entrevista, mas à especificidade do caso concreto, em que ainda há investigação em curso, de suposta conduta inicialmente classificada como crime contra a segurança nacional", justificou Toldo.
Boca aberta
Na contramão, o ministro do STF Ricardo Lewandowski autorizou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a conceder entrevista à jornalista Monica Bergamo, da Folha de S. Paulo, dentro da carceragem da PF em Curitiba, onde ele está preso desde 7 de abril. "Não é crível que a realização de entrevista jornalística com o custodiado ofereça maior risco à segurança do sistema penitenciário", alegou Lewandowski. Mas e ao País?
* Pílulas
* No comparativo entre as duas últimas pesquisas Ibope, Roberto Requião caiu de 43% para 39%, Beto Richa despencou de 28% para 17% e Flávio Arns recuou de 18% para 17%. * Em compensação, Oriovisto Guimarães saltou de 3% para 15% e Alex Canziani subiu de 11% para 14%. A continuar nessa toada, a disputa pelas duas cadeiras do Estado no Senado poderá ter surpresas. * O Ministério Público do Paraná apurou que as concessionárias de pedágio que operam no Estado mantinham uma sala no edifício Curitiba Business Center especialmente para distribuir propinas. * E quem operava tudo, segundo o MP, é o diretor da ABCR-PR, João Chiminazzo Neto, que está preso preventivamente. * Cabos eleitorais do deputado federal Zeca Dirceu foram flagrados distribuindo material de campanha do PT com Luiz Inácio Lula da Silva como candidato a presidente. * Por conta disso, o TRE do Paraná já abriu um processo que pode complicar a reeleição do filho do ex-ministro José Dirceu. * Por falar em José Dirceu, o jornal El País atribuiu a ele a seguinte frase: "É uma questão de tempo para a gente tomar o poder. Aí nós vamos tomar o poder, que é diferente de ganhar uma eleição". * O ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no STF, retirou de Sérgio Moro trechos da delação premiada de Marcelo Odebrecht que tratam de supostos pagamentos frios ao marqueteiro João Santana e ao Instituto Lula. * O Ministério Público Federal pediu hoje a transformação de temporária em preventiva a prisão de nove implicados na Operação Integração II, dentre eles o ex-secretário estadual Pepe Richa.