Sistema sustentável faz Unimed reduzir gasto com energia em 30%
A Unimed Cascavel acaba de fazer o maior investimento da história da cooperativa na área da sustentabilidade, o que a tornou capaz de produzir quase 1/3 da energia elétrica mensal que consome. Desde a entrada em funcionamento do sistema de painéis solares fotovoltaicas, há 22 dias, economia em dinheiro já passou de R$ 3.400,00. E nesse ritmo, a contenção de gastos na conta de luz ficará próxima de 30% ao mês.
Ao todo, foram instaladas 190 placas e dois inversores que, juntos, produzem 7.277 Kwh/mês. A tecnologia geradora de energia limpa representa redução na emissão de CO2. Nos primeiros 20 dias com o sistema em operação, foram emitidas 2,89 toneladas de gás carbônico a menos. Isso equivale ao trabalho de fotossíntese de 74 árvores.
Sustentabilidade é um conceito que norteia inúmeras iniciativas da Unimed Cascavel. Na área econômica/ambiental, além dos painéis solares, destacam-se as lâmpadas de led adotadas na sede, o poço artesiano para captação de água potável e a calçada ecológica (feita com material que evita a impermeabilização). Na área social, a cooperativa também coloca em prática projetos que reforçam o compromisso com o desenvolvimento de comunidades carentes, bem como a formação de pessoas com acesso à cultura e ao conhecimento, como o Coral Rouxinol, Projeto Timbre Doce e vários outros.
"Por si só, os benefícios econômico e ambiental que conquistamos por meio deste investimento já seriam suficientes para nos sentirmos satisfeitos. Mas não é só. A tecnologia que acabamos de implantar faz parte de algo que é tendência mundial, e a Unimed Cascavel mostra que está alinhada com o que há de mais moderno e sustentável no planeta", comemora Danilo Galletto, diretor-presidente da Unimed Cascavel. (Foto: Divulgação)