Carne suína já está presente no cardápio de 75% dos brasileiros
Três em cada quatro lares no Brasil consomem carne suína. Em números, isso significa que a carne suína chega a mais 40 milhões de casas, com 75% de penetração na cesta de compras dos consumidores. São mais de 430 milhões de toneladas de carne consumidas anualmente, com um retorno de 5,9 bilhões direto do consumidor.
Segundo o site Suinocultura Industrial, este retrato revela que a suinocultura está no caminho certo, mas que também há muito a ser feito. A carne suína tem o melhor potencial em relação a seus produtos concorrentes, as outras proteínas. A penetração do produto suíno chega a 75,8% dos lares contra 97,7% do frango, por exemplo. Isso mostra uma excelente oportunidade para a cadeia produtiva suinícola.
Para ampliar estes números e explorar todo o potencial da proteína que já é a mais consumida no mundo, a Semana Nacional da Carne Suína, promovida pela ABCS (Associação Brasileira dos Criadores de Suínos) em parceira com o Sistema Sebrae, trabalha com um único objetivo: aumentar a presença da proteína na cesta de consumo do brasileiro.
"A pesquisa apresentada é uma confirmação da validade da nossa causa: a carne suína merece mais reconhecimento, a suinocultura mais visibilidade, assim como toda a cadeia produtiva. E a Semana é a concretização do nosso esforço e dos nossos parceiros em valorizar a proteína no varejo nacional. Essas ações são financiadas pelo Fundo Nacional Desenvolvimento da Suinocultura, ao qual sempre convocamos a todo o setor a participar", pontua o presidente da ABCS, Marcelo Lopes.
Os dados acima são da pesquisa inédita contratada pela ABCS e realizada pela Kantar WorldPanel, um dos mais respeitados institutos de pesquisas internacionais. A palestra "Tendências de Consumo no Brasil e Oportunidades para o Mercado de Suínos" foi ministrada pela diretora de Desenvolvimento de Negócios da Kantar WorldPanel, Tathiane Frezarin, durante o lançamento da Semana, em São Paulo, com representantes do Sistema ABCS, Sebrae, governo e redes de varejo.
Para o analista da unidade de competitividade do Sebrae Nacional, Gustavo Melo, a importância da pesquisa realizada foi confirmar algumas ideias sobre o grande potencial de consumo da carne suína. "Com a Semana, queremos desmistificar preconceitos relacionadas ao seu consumo e nada melhor do que começar pelo varejo brasileiro, focando no seu corpo técnico (açougueiros, nutricionistas, compradores, promotores de venda) uma vez que eles estão em contato com o consumidor no seu dia-dia. Com o aumento desse consumo, o resultado impacta toda uma cadeia produtiva envolvida, ganha o consumidor com uma carne de qualidade, ganha o varejo, frigoríficos, indústria, produtor, uma vez que se aumenta também a comercialização entre os elos", destacou. (Foto: APS)