Quando presos também votam
Leis esdrúxulas ajudam a envergonhar o Brasil lá fora ao possibilitar que aqui dentro criminosos tenham o direito de votar e ser votados. Um dos casos mais emblemáticos desta situação na presente campanha é o do deputado federal Celso Jacob (MDB-RJ), que mesmo cumprindo pena de sete anos e dois meses em regime aberto - e devidamente carimbado pela Lei da Ficha Limpa por ter sido condenado em colegiado - conseguiu uma autorização judicial provisória para concorrer à reeleição. Mas tem mais: ao todo, 21 estados e o Distrito Federal vão instalar urnas eletrônicas nos presídios para que mais de 12 mil encarcerados possam votar no dia 7 de outubro - e nos três estados restantes isso só não ocorrerá sob alegação de falta de segurança (nos presídios, pode?). Eles estão privados da liberdade, mas como ainda aguardam julgamento têm o direito constitucional de ajudar a decidir os destinos do País mesmo não tendo sido capazes de conduzir o próprio destino a bom termo.
Escracho
Não, não é para rir. Depois de ter anunciado que estava abandonando a política tamanha era sua decepção, o palhaço Tiririca tem usado o humor escrachado em suas aparições no palanque eletrônico da eleição de São Paulo. Já imitou Neymar, brincou com a Lava Jato e o Posto Ipiranga e admitiu ter enganado os eleitores ao dizer que não seria candidato. Mas teve sua recompensa: já recebeu R$ 1,2 milhão do fundo eleitoral (dinheiro público) conforme consta de sua declaração ao TSE.
Conhecimento de causa
Fazendo campanha em Curitiba, Marina Silva disse que a disputa presidencial não pode ser um "plebiscito entre a cruz e a espada", referindo-se a Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT). Foi mais ou menos como cuspir no prato onde comeu, pois ela não só foi petista militante como integrou o ministério do ex-presidente Lula.
Inferno astral
Esta quarta-feira será mais uma data importante para a tentativa de Beto Richa de conquistar uma vaga no Senado. É que o Pleno do TCE-PR estará reunido extraordinariamente para julgar suas contas relativas a 2017. Já tornado público, o parecer do relator Fernando Guimarães aponta uma série de irregularidades.
Caça ao voto
A campanha ao Governo do Paraná trouxe nesta segunda-feira não apenas um, mas três candidatos a Cascavel. Além de João Arruda, que esteve na Acic juntamente com a candidata a vice-presidente Kátia Abreu, estiveram na cidade Dr. Rosinha e Ogier Buchi. Quanto isso rendeu de votos se saberá daqui a 13 dias.
Remendo
A Lei Orgânica de Cascavel, que data de 1980, está muito próxima de ser remendada mais uma vez. Substitutivo aprovado em primeira discussão na sessão desta segunda-feira da Câmara de Vereadores redefine, dentre outras coisas, as regras para instauração de CPIs, autorização para viagens do prefeito e concessão de praças, parques e outros logradouros públicos para exploração da iniciativa privada.
Cesta básica
Igualmente na sessão desta segunda foi aprovada uma mudança na Lei nº 5.689/2010 para, dentre outras coisas, permitir o funcionamento também do comércio atacadista de frutas e verduras no dia do aniversário do Município, comemorado em 14 de novembro. "Não podemos prejudicar comerciantes que lidam com produtos que são altamente perecíveis e precisam ser comercializados rapidamente, sob o risco de estragarem e gerarem prejuízo", justificou o autor da proposta, Valdecir Alcântara.
* Pílulas
* Edgar Bueno se posicionou hoje contra a ideia de Leonaldo Paranhos de passar à iniciativa privada a administração do Autódromo, do Kartódromo e do Estádio Olímpico. * Segundo o ex-prefeito, R$ 70 mil mensais é um custo irrisório "se comparado ao que o Município gasta em locação de palcos e equipamentos de som, por exemplo". * Amanhã será a vez de Darci Piana (vice de Ratinho Junior) e de Oriovisto Guimarães participarem da série de encontros que o empresariado cascavelense vem mantendo com candidatos às eleições de 7 de outubro. * Mais duas das 18 unidades de saúde de Cascavel que tiveram obras de manutenção licitadas voltam a atender a população nesta semana. * A USF do Santo Onofre retoma a normalidade nesta quarta-feira e a UBS do Aclimação reabre as portas na sexta. * A falta de lealdade do prefeito Chico Noroeste com políticos que muito o ajudaram a tirar Foz do Iguaçu do atoleiro tem sido um dos temas dominantes nas conversas políticas na cidade das Cataratas. * Deonilson Roldo, que dava as cartas e jogava de mão no Governo Beto Richa, teve a prisão mantida hoje por decisão do juiz Paulo Sérgio Ribeiro, que sucedeu Sérgio Moro no caso. * O voo da Azul que partiu de Curitiba e com destino a Foz do Iguaçu acabou pousando em Cascavel no meio da tarde desta segunda-feira. * Isso ocorreu por conta de um temporal que até arrastou uma pequena aeronave no Aeroporto Internacional da cidade das Cataratas. * Um servidor público de Toledo foi preso hoje por fazer "bico". O problema é que ele ganhava dinheiro extra traficando drogas.