Cascavel projeta plantio de 31 mil novas árvores no perímetro urbano
"Firmamos aqui um compromisso com a Secretaria de Meio Ambiente e Câmara de Vereadores, de plantar 31 mil árvores no aniversário de Cascavel. 31mil porque este é o número de crianças matriculadas nas nossas escolas municipais e Cmeis. E cada muda de árvore será etiquetada com o nome da criança, que junto com seus pais irá fazer o plantio e cuidar desta árvore".
Este compromisso foi firmado pelo prefeito Leonaldo Paranhos na tarde desta sexta-feira (21), durante a solenidade alusiva ao Dia da Árvore, no Lago Municipal de Cascavel. "É um grande desafio, mas se a gente não fizer o desafio, a gente acaba não cumprindo. Faremos um sistema de entrega de mudas às escolas para que seja feito este plantio no dia do aniversario de Cascavel", acrescentou.
Para Rômulo Quintino, secretário de Meio Ambiente, este é um grande desafio ecológico e quem vai ganhar com ele é a própria comunidade. "Assim, estaremos despertando nas crianças o interesse e a responsabilidade pelos cuidados com o meio ambiente", disse.
Os alunos das escolas municipais Adolival Pian e Maria Fanny de Araújo participaram do evento no Lago Municipal, que contou com a apresentação do coral Rouxinol da Unimed e o plantio de 20 novas árvores no Lago Municipal e a soltura de 150 balões biodegradáveis contendo sementes de Ipê.
"Futuramente estas sementes irão compor a mata que forma a maior floresta urbana do Brasil, que está localizada no centro de Cascavel, na região do Lago Municipal, nosso cartão postal", disse o presidente da ONG Amigo dos Rios, Nildo Santelo.
LIMPEZA
O Dia da Árvore também foi marcado pela limpeza do rio Cascavel e suas margens no trecho entre o Lago Municipal e a BR-277, em uma ação que teve a participação da Sanepar, Secretaria de Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros mais 20 parceiros. Esse rio abastece com água cerca de 70% da população da cidade. (Foto: Secom)