Clássico na Baixada será usado para conscientizar sobre doação de órgãos
Em parceria com o Clube Atlético Paranaense e o Hospital Nossa Senhora das Graças, a Central Estadual de Transplantes participarão neste domingo (23) de uma ação de conscientização sobre a doação de órgãos para transplantes. Ela acontecerá durante o clássico entre Atlético e Paraná Clube, válido pelo Campeonato Brasileiro e que deve reunir mais de 30 mil pessoas na Arena da Baixada.
A coordenadora da Central Estadual de Transplantes, Arlene Badoch, explica que a mobilização será dividida em dois momentos. Na abertura dos portões do estádio serão entregues materiais educativos para os torcedores. Durante o intervalo, aqueles que receberam os informes participarão de uma atividade envolvendo a tela de transmissão do estádio.
No início da partida, 11 transplantados entrarão em campo com os jogadores atleticanos. "Articulamos esta ação pensando, principalmente, em mobilizar e conscientizar as pessoas. A doação de órgãos só pode ser efetivada com a autorização da família, por isso é muito importante falar sobre o assunto e mostrar que é possível viver saudável e com saúde após o transplante", diz a coordenadora.
"FALE SOBRE ISSO"
A doação de órgãos e tecidos só ocorre com a autorização das famílias, por isso o Governo do Estado lançou a campanha "Doação de Órgãos - Fale sobre isso". O objetivo é estimular que o assunto seja abordado e que as pessoas deixem claro para suas famílias o desejo de se tornar um doador.
Atualmente, o Paraná ocupa o primeiro lugar no País em doação de órgãos para transplantes. Desde janeiro, o Estado teve 824 notificações de doações, sendo 382 efetivadas. Além de órgãos, tecidos como córneas, pele, ossos, valvas cardíacas e tendões também podem ser doados. (Foto: Vale do Ivaí Notícias)