Aniversário sem bolo
O primeiro aniversário do condomínio Jardim Riviera, inaugurado em 21 de setembro de 2017 e que reúne mais de 10 mil cascavelenses em 2.089 casas e apartamentos, não foi marcado por uma daquelas comemorações com direito a bolo e outras guloseimas. Os moradores foram acordados nesta sexta-feira por uma megaoperação com cerca de 80 policiais e até viatura aérea, deflagrada para cumprir uma série de mandados judiciais que culminaram com a prisão de nove acusados de tráfico, roubo e outras práticas ilegais. Todos eram moradores do loteamento, um dos maiores do Brasil e construído com recursos do "Minha Casa, Minha Vida", cuja seleção dos beneficiários sempre deixou a desejar na medida em que dá margem a que malandros se beneficiem de um programa que deveria atender apenas às pessoas de bem. E mais uma prova disso é que durante a operação de hoje se descobriu uma série de unidades já vendidas a terceiros e que, por causa disso, devem ser restituídas ao programa e repassadas a outras famílias que continuam na fila de espera.
Revés
A julgar pelos últimos acontecimentos, a luta contra a concessão da exploração do Estádio Olímpico, do Autódromo e do Kartódromo de Cascavel à iniciativa privada perdeu um de seus principais soldados. Ou será que o ex-secretário de Esportes, Wanderley Faust, ainda tem fôlego para defender essa causa depois de ter sido denunciado ao Ministério Público como um dos beneficiários do escândalo envolvendo o programa Patrulha do Campo?
Tudo certo
O vereador cascavelense Damasceno Junior teve seu recurso acatado e agora está devidamente credenciado a concorrer a uma cadeira na Assembleia Legislativa na eleição de daqui a duas semanas. "Por meio do agravo interno o requerente sanou o vício e apresentou documento de identificação legível", reconheceu Paulo Afonso Motta Ribeiro, relator do caso no TRE do Paraná.
Lacração
As urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições de 7 de outubro começaram a ser lacradas nesta sexta-feira (21) pela Justiça Eleitoral do Paraná. O Estado tem mais de 7 milhões e 971 mil eleitores, a maioria com cadastro biométrico. Para atender a todos, serão utilizadas 23.069 seções com biometria e 3.050 sem biometria.
Transparência
De acordo com o TRE, a auditoria para verificação do funcionamento das urnas será realizada nos mesmos dias e horários da votação oficial (7 e 28 de outubro, em caso de segundo turno) e poderá ser acompanhada por fiscais de partidos políticos, coligações, OAB e outras entidades representativas da sociedade.
Arruda punido
O primeiro direito de resposta desta campanha concedido pela Justiça Eleitoral do Paraná vai fazer o candidato emedebista João Arruda perder alguns segundos preciosos no horário eleitoral da televisão. Ele foi punido pela juíza Graciane Lemos, do TRE, por ter veiculado no programa último dia 14 informações inverídicas relacionando seu oponente Ratinho Júnior aos implicados no escândalo de desvio de recursos do programa Patrulha do Campo.
Cida também
A Justiça Eleitoral também determinou que Marcelo Rodrigo Molinari, assessor técnico da Secretaria de Estado da Educação, cesse imediatamente a divulgação de conteúdo falso sobre Ratinho Junior para favorecer a atual governadora. As publicações foram feitas nos grupos de Whatsapp denominados "Educação 2018" e "Cida Borghetti 2018".
Invasão proibida
Mas o candidato do PSD ao Governo do Paraná também não vem tendo vida fácil no tapetão eleitoral. O juiz Ricardo Augusto Reis de Macedo acatou liminar e proibiu Ratinho Junior de invadir o horário da propaganda na TV e no rádio dos candidatos a deputado federal e estadual.
* Pílulas
* O suicídio foi tema de um debate que reuniu especialistas, autoridades e representantes de universidades e entidades de classe nesta sexta-feira, na Câmara de Cascavel. * "O suicídio vem afetando de forma crescente nossas crianças e jovens e precisamos agir na prevenção para mudar esse cenário", resumiu o vereador Alécio Espinola, proponente da audiência pública. * Um novo terremoto pode se abater sobre a política paranaense imediatamente após as eleições. * É que o ex-secretário estadual Deonilson Roldo, que continua preso, já está consultando especialistas em acordos de delação premiada. * Se a situação eleitoral de Alvaro Dias já não era boa, ficou ainda pior diante de uma gravação em que ele aparece chamando Jair Bolsonaro de bandido. * O comentário, feito durante corpo a corpo com o eleitorado, foi gravado por telefone e correu rapidamente o País inteiro via Whatsapp. * Por falar em Bolsonaro, ele voltou nesta sexta-feira a ingerir alimentos pastosos, o que não ocorria desde o internamento. * A coligação pró-Cida Borghetti voltou a pedir hoje a exclusão de Beto Richa da chapa, agora por 'infidelidade".