Final da Divisão A dos Japs reúne a elite do esporte amador paranaense
Já em sua 61ª edição, a mais tradicional e maior competição de esporte amador do Estado entra na reta decisiva nesta sexta-feira (21), em Londrina. É a fase final da Divisão A dos Japs (Jogos Abertos do Paraná), que reúne as seleções municipais classificadas nas etapas eliminatórias. A abertura acontece às 19h30, no Ginásio Moringão.
"A longevidade das competições realizadas no Paraná demonstra a capacidade do nosso Estado em executar eventos com qualidade e que levam aos nossos municípios os ideais e benefícios relativos à prática esportiva", comemora o secretário estadual do Esporte e do Turismo, João Barbiero. Segundo ele, os mais de 60 anos dos Japs "nos contam histórias de superação, de dedicação, de companheirismo e projetam nomes que se destacam em nível nacional e internacional".
As disputas vão se estender até o dia 30 e reunir mais de quatro mil pessoas, entre atletas, técnicos, árbitros e dirigentes de 70 cidades paranaenses. Serão ao todo 20 modalidades, entre individuais e coletivas: atletismo, badminton, basquete, bocha, bolão, ciclismo, futebol, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, natação, rugby, taekwondo, tênis, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez.
Na final A realizada no ano passado, inúmeros atletas de nível internacional e olímpico estiveram presentes. Morgana Gmach, que defendeu a equipe brasileira da ginástica rítmica nos Jogos Olímpicos Rio 2016, foi campeã por equipes pelo time de Toledo.
CASCAVEL
Cascavel será representada nesta fase final em 14 modalidades: bocha masculino, bolão masculino e feminino, futsal masculino, handebol feminino e masculino, vôlei de praia masculino, atletismo, ciclismo, ginástica rítmica, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa e xadrez. (Foto: Arquivo Japs)