Estado e municípios reforçam parceria para alavancar turismo
Representantes do G11, grupo formado pelas 11 cidades do Paraná consideradas as mais competitivas em turismo, levaram ao Governo do Estado propostas com os principais desafios e planos para desenvolver e alavancar o setor. O documento foi entregue à governadora Cida Borghetti e ao presidente da Paraná Turismo, Jacó Gimennes, durante reunião em que foram discutidas melhorias e novos projetos.
Formam o G11 Curitiba e, Foz do Iguaçu, Cascavel, Guarapuava, Maringá, Londrina, Ponta Grossa, Guaratuba, Matinhos, Paranaguá e Pontal do Paraná. De acordo com a diretora de Turismo do G11, Maitê Uhlmann, a intenção é unir forças para fazer com que o Paraná seja mais ousado e competitivo no cenário nacional e internacional. "O governo é o alavancador das ações que acontecem nos municípios. Se nós estivermos juntos, governo e iniciativa privada, o turismo acontece", disse.
Para Jacó Gimenes, da Paraná Turismo, o objetivo é trabalhar o turismo interno nas regiões. Para isso, a proposta é se espelhar em exemplos, como e de Portugal, que cresceu consideravelmente nesta área nos últimos anos. "Portugal apostou em ferramentas digitais, com parcerias de operadores e toda a parte do turismo receptivo. A ideia é utilizar esse exemplo a favor do Estado para somar com as nossas experiências que estão dando certo", afirmou o diretor. (Foto: Arquivo)