Voluntários comemoram Dia da Árvore limpando o rio Cascavel
Equipes da Sanepar e de mais de 20 instituições governamentais e não governamentais desenvolvem nesta sexta-feira (21), Dia da Árvore, ações de conservação e preservação do rio Cascavel, principal manancial de abastecimento da cidade. A limpeza será feita nas margens e no curso de água do trecho do rio que vai do vertedouro do Lago Municipal até a BR 277.
Será feito também um trabalho de educação socioambiental com moradores e comerciantes da bacia do rio Cascavel, com abordagens sobre separação de resíduos sólidos, utilização correta do sistema de esgoto sanitário, uso racional da água e riscos e cuidados com o mosquito transmissor da dengue.
Em paralelo, será feito novo diagnóstico de campo, levantamento de áreas de vulnerabilidade ambiental, verificação de lançamentos clandestinos de todos os tipos de resíduos e de riscos de contaminação.
As equipes farão ainda o monitoramento dos potenciais poluidores urbanos, por meio de vistorias em oficinas, postos de combustíveis, postos de lavagem e indústrias e farão o controle da qualidade da água in natura do rio, com a verificação dos níveis de oxigênio dissolvido.
Nas ações desenvolvidas em 2016 e no ano passado foram recolhidas 56 toneladas de lixo e entulho nas margens e dentro da do rio Cascavel. No trabalho de sensibilização de 2017 foram visitados cerca de 800 imóveis e os moradores foram chamados para colaborar com a cidade, ajudando a fiscalizar e a cuidar dos recursos hídricos.
As pessoas da comunidade ou de instituições que queiram somar esforços e ajudar nessa ação de conservação e limpeza da bacia podem se dirigir ao vertedouro às 13h30. Todos devem se lembrar de usar roupas e calçados adequados, protetor solar, boné ou chapéu.
PARCEIROS
A ação terá a cooperação da Secretaria do Meio Ambiente, OT Ambiental, Vigilância em Saúde Ambiental, Comam, Tecpress, CIM, Enob, ONG Amigos dos Rios, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, FAG, Unioeste, Ceep, Ecocataratas, Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Vereadores, Força Verde, Auto Fossa Cascavel, Plano de Auxílio Mútuo e Unopar. (Foto: Arquivo)