Apaes do Oeste retornam com 17 medalhas da Olimpíada Estadual
Durante seis dias (8 a 13 de setembro), mais de 900 atletas paralímpicos de todo o Paraná participaram, em Guarapuava, da 21ª Olimpíadas Especiais das Apaes - edição estadual 2018, que envolveu 13 modalidades. Em uma atmosfera predominada pela inclusão e pelo incentivo à prática de esportes das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, os atletas, mais uma vez, deram exemplos de superação e garra.
A delegação da regional de Cascavel, integrada pelas Apaes do Oeste do Paraná, contou com 41 atletas, e voltou com 17 medalhas na bagagem.
Por categoria, o handebol de Cascavel ficou na terceira colocação. A Apae de Cascavel também foi destaque na capoeira, com duas terceiras colocações obtidas pelos alunos Geovane Araújo e Adriana de Moura. Na modalidade de atletismo, categoria Lançamento Pelota para pessoas com paralisia cerebral, a Apae de Cascavel conquistou a medalha de ouro com Silvana Machado. No salto em distância, também obteve a medalha de ouro.
Para o presidente Evilasio Schmitz, a participação dos alunos é de extrema importância, pois eles se sentem valorizados e incluídos enquanto atletas, garantindo a inserção na sociedade. E o resultado obtido, continua, é fruto do trabalho e dedicação da coordenação regional de esportes da Feapaes, sob a tutela de Pollyana Bastos.
O Badminton teve a Apae de Vera Cruz na terceira posição. No xadrez, a Apae de Boa Vista da Aparecida garantiu os primeiros lugares no estilo rápido e em terceiro no relâmpago. No atletismo, a Apae de Capitão Leônidas Marques ficou em segundo nos 50 metros Síndrome de Down, terceiro nos 100 metros e segundo nos 800 metros.
Os atletas paralímpicos de Cafelândia também se destacaram, ficando em primeiro nos 50 metros e em terceiro nos 800 metros. Já a Apae de Guaraniaçu faturou o primeiro lugar nos mil metros do atletismo. E Nova Aurora, comemorou o primeiro lugar no lançamento de dardo e primeiro e terceiro lugares no revezamento de bastão feminino 4x100.
TROFÉUS
No dia 28 de setembro, todas as delegações vão receber troféus de participação em solenidade na cidade de Londrina. Na mesma oportunidade, será feita a convocação dos atletas do Paraná para as Olimpíada Nacional das Apaes, de 3 a 8 de dezembro, em Canoas, no Rio Grande do Sul. (Foto: Divulgação)