Ex-advogado do PT é o presidente mais jovem da história do Supremo
Natural de Marília (SP), bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (1990), ex-advogado do PT, ex-chefe da Advocacia Geral da União e nomeado para o STF (Supremo Tribunal Federal) em 2009 pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Esse é um breve currículo de Dias Toffoli, que, com 50 anos de idade, acaba de se tornar o presidente mais jovem da história da Suprema Corte brasileira. Ele tomou posse no fim da tarde desta quinta-feira (13) em substituição à ministra Cármen Lúcia, e vai permanecer no cargo pelos próximos dois anos.
"Prometo bem fielmente cumprir os deveres do cargo de presidente do Supremo Tribunal Federal em conformidade com a Constituição e as leis da República", declarou Toffoli ao ler o termo de posse.
Ele é conhecido por evitar polêmicas e por ter um tom pacificador em suas decisões. Até por conta disso, seus colegas de Corte acreditam que fará um trabalho mais ligado à gestão administrativa do Judiciário, por meio do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), órgão que também comandará.
"A avaliação que eu faço é que vai ser uma presidência muito harmoniosa e muito participativa por parte do colegiado. Ele vai sempre ouvir o colegiado em suas decisões", destacou o novo vice, ministro Luiz Fux. (Foto: Antonio Cruz/AGBR)