Contaminação generalizada
Em tempos eleitorais como o que o Brasil vive neste momento, todo candidato vira uma espécie de "Geni da vez", como se a política fosse a mãe de todos os males, mas ao menos três episódios registrados nas últimas menos de 24 horas no Paraná dão fundamento à velha tese segunda a qual cada povo tem os governantes que merece. Na região Metropolitana de Curitiba, um agente penitenciário foi preso acusado de auxiliar na operação quase cinematográfica que libertou 29 detentos de alta periculosidade da Penitenciária de Piraquara na madrugada de terça-feira; em Campo Mourão, uma operação foi deflagrada para "enquadrar" empresas acusadas de fraudar a licitação da reforma de uma cadeira pública; já em Guaíra, um servidor da Polícia Federal foi afastado sob acusação de superfaturar os preços dos combustíveis que abasteciam as viaturas da própria corporação. Se isso ocorre em tamanha profusão nos organismos policiais, responsáveis por tirar os criminosos de circulação, a população em geral não se deve dar ao direito de gastar toda a munição atacando os políticos. Até porque a raiz da corrupção está na sociedade como um todo, não só na política.
Sangue...
Os principais adversários de Ratinho Junior partiram de vez para o ataque. Nas sabatinas de ontem e hoje na RPC, Cida Borghetti e João Arruda usaram o fato do ex-secretário Norberto Ortigara ser seu coordenador de campanha para tentar construir uma ponte entre ele (Ratinho) e o episódio que levou à prisão de Beto Richa, algo descartado tanto pelo Ministério Público quanto pelo Judiciário.
...nos olhos
Roberto Requião, tido e reconhecido como o maior "atirador de elite" da política paranaense, também partiu para a guerra, usando o horário eleitoral e as redes sociais para atacar Ratinho. Até já foi punido pela Justiça Eleitoral por conta disso, mas quem o conhece sabe que ele vai agir em relação a essa reprimenda tal qual o PT nacional tem feito com a proibição do TSE relacionada ao uso da imagem de Lula na campanha.
Culpa dos números
Os ataques a Ratinho estão diretamente relacionados aos resultados das pesquisas, a mais recente delas do Instituto Arbeit, publicada nesta quinta-feira (13) pelo jornal Correio Paranaense. Nela o candidato do PSD apareceu com um índice de intenções de voto 8,47% maior que a soma de todos os seus adversários, o que aponta para a real possibilidade de a fatura ser liquidada já no primeiro turno.
Os números
Realizada entre os dias 8 e 11 de setembro, com 1,5 mil entrevistas feitas em 69 cidades do Estado, margem de erro de 2,5% e registrada no TRE-PR sob o número 08399/2018, a pesquisa Arbeit mostrou Ratinho com 39,67% das intenções de voto, Cida Borghetti com 18,47%, João Arruda com 6,73%, Dr. Rosinha com 4,07%, Ogier Buchi com 1,33%, Professor Piva com 1,13%, Jorge Bernardi com 0,27%, Ivan Bernardo com 0,2% e Geonísio Marinho com 0,13%. Os indecisos somaram 17,87%, brancos e nulos 6,73% e outros 3,4% não responderam.
Golpe na praça
Mensagem emitida na manhã desta quarta-feira por Paulo Carlesso, empresário e ex-secretário municipal de Cascavel: "Se você receber algum pedido pelo Whats, Facebook, e-mail ou por qualquer outro meio pedindo qualquer quantia de dinheiro em meu nome, quer seja por transferência bancária, depósito ou doação para a ONG Criança Feliz, que atende crianças abandonadas, não atenda ao pedido. Trata-se de golpe. Hackers invadiram meus dispositivos eletrônicos e estão enviando este pedido".
Palestra
O presidente da Comec e da Agepar, Omar Akel, estará em Cascavel nesta sexta-feira. Ele virá a convite do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável para falar às 18h30, na Acic, sobre visão de planejamento e desafios das cidades contemporâneas sob a ótica da mobilidade urbana. Será o primeiro de uma série de encontros que o referido Conselho fará com especialistas em diferentes áreas.
* Pílulas
* Requerimento de Jorge Bocasanta aprovado esta semana pela Câmara dá 15 dias de prazo para que a Prefeitura de Cascavel informe quantos e quais os cargos de confiança preenchidos na atual administração. * Beto Sobrinho, de Cruzeiro do Oeste, é mais um prefeito paranaense a ter o mandato cassado pelo Legislativo. Em seu lugar já assumiu a vice Maria Helena Bertoco. * Há quem diga que Beto e Fernanda Richa deixarão a prisão até segunda-feira, mas que o ex-secretário Pepe Richa terá sua "estadia" atrás das grades esticada por mais tempo. * O empresário Joel Malucelli e o ex-secretário Edson Casagrande, implicados no mesmo caso, já são considerados pelo Gaeco como foragidos. * O delator Tony Garcia denunciou que Valdir Rossoni teria pedido R$ 5 milhões para votar contra a cassação de Eduardo Cunha no Conselho de Ética da Câmara. * O deputado paranaense nada falou a respeito. Mas, se tivesse se pronunciado, certamente teria dito que é "tudo calúnia".