Paraná tem mais de 1.600 pessoas à espera de órgãos para transplante
De janeiro a julho deste ano o Paraná alcançou a marca de 324 doações de órgãos, contra 246 em igual período do ano passado. Apesar da alta expressiva (31%), o mês de setembro começou com nada menos que 1.600 paranaenses aguardando na fila pela oportunidade de se submeter a transplantes de diferentes órgãos e, com isso, retomar a vida normal.
Para minimizar esse quadro, a Central Estadual de Transplantes acaba de lançar mais uma campanha com base na Lei Estadual 18.830, originária de um projeto do deputado Nereu Moura e que visa conscientizar a população sobre a importância de doar os órgãos dos entes queridos com morte encefálica, um procedimento que não pode prescindir da prévia autorização dos familiares.
A campanha se justifica não só pela imensa fila, mas também porque ainda é grande o número de famílias não sensibilizadas por essa causa. Prova disso é que de janeiro a agosto deste ano foi registrado um índice de 26% de recusa em todo o Estado, e de 25% no âmbito da Regional de Saúde de Cascavel. (Foto: Arquivo Sesa)