Ex-vereador cascavelense e filho se entregam e estão presos na 15ª SDP
Faltavam poucos minutos para a meia-noite de ontem (11) quando o ex-vereador Pedro Marcondes Rios de Lima, 52 anos, e o filho Maicon Felipe Rios de Lima, 29, chegaram à 15ª SDP (Subdivisão Policial) e se entregaram à polícia para cumprir as penas a que foram condenados pela 3ª Vara Criminal de Cascavel pelo crime de peculato. A estratégia teve por objetivo dificultar a cobertura da imprensa e a consequente repercussão do fato.
Rios foi condenado em agosto do ano passado pelo juiz Leonardo Ribas Tavares a sete anos, dois meses e 15 dias de prisão. Na mesma sentença, mantida pelo Tribunal de Justiça do Paraná, o filho dele foi condenado a quatro anos e sete meses de prisão.
A condenação de ambos se deu com base em denúncia do Ministério Público segundo a qual, na época em que era vereador em Cascavel, Marcos Rios manteve o ex-cunhado Antônio Juarez da Cruz Andrade nomeado como assessor de gabinete, mesmo estando este residindo no Rio Grande do Sul. Isso custou à Câmara um total de R$ 46.652,48.
De acordo com a denúncia, os cheques do pagamento a Antônio eram retirados por Marcos ou Maicon, mediante falsificação da assinatura. (Foto: Arquivo Câmara de Vereadores)