Mostra com 80 peças vai marcar 50 anos da arte de Dirceu Rosa
Entre os duas 20 e 30 deste mês de setembro, no Teatro Municipal de Cascavel, o artista plástico Dirceu Rosa realizará uma mostra com 80 peças de seu acervo e fará o lançamento de seu segundo livro, intitulado "50 anos criando com as mãos" e com 228 páginas.
A exposição ficará aberta ao público das 8h às 19h, com noite de autógrafos no primeiro dia da mostra. Para marcar esta data, Paraná Turismo, Amic e a Adetur realizaram na manhã desta terça-feira (11) um "Café com Turismo" na casa do artista, localizada na Avenida Brasil, 2445, no Bairro São Cristóvão.
Durante o café, o prefeito Leonaldo Paranhos, disse destacou a necessidade de ter "uma cidade bonita, para que as pessoas gostem daqui e queiram voltar; o cuidado e o sentimento de pertencimento precisam ser estimulados entre a população".
De acordo com o presidente da Paraná Turismo, Manoel Jacó Garcia Gimenes, é preciso explorar o potencial turístico que a residência de Dirceu Rosa oferece para o município. "Suas obras são conhecidas em todo país. Elas estão em mais de 350 igrejas do Paraná e do Brasil", disse.
Segundo ele, entre estas riquezas, Cascavel conta não apenas com as belezas naturais, mas também com ao Lar das Artes, que é a casa de Dirceu Rosa. "Mas, para vermos este potencial temos que ter um olhar cultural e vocês tem o Dirceu Rosa. Mestre em escultura em madeira e fibra. E é diferenciado porque ele criou uma identidade com os dedos alongados. E vocês tem ainda, uma coisa muito difícil de encontrar no mundo: uma propriedade aberta para quem quiser visitar e conhecer o Lar das Artes, que é a casa de Dirceu Rosa, uma cachoeira cultural".
REALIZAÇÃO
Dirceu Rosa disse que seu maior prazer é ver as pessoas apreciando sua arte. "Por isso minha casa está sempre aberta à visitação", disse o artista, lembrando que desde que chegou à Cascavel sonhava morar na avenida ou na BR. Não queria morar em uma rua escondida porque queria fazer uma casa que fosse turística. E acho que consegui", contou.
Também participaram do Café com Turismo os presidentes da Amic, Celso Bevilacqua, e do Convention Visitor Bureau, Luis Felipe Casagrande, o vereador Carlinhos de Oliveira e demais convidados. (Foto: Secom)