MERCADO AGROPECUÁRIO 10/09/2018
Demanda mais aquecida para a soja
Mesmo com a ausência da China, sinais de demanda mais aquecida para a soja norte-americana deram do tom positivo nesta segunda-feira, na CBOT. No entanto, a perspectiva de uma grande sara acaba limitando qualquer reação mais significativa. Além disto, o mercado segue mergulhado nas incertezas sobre o futuro das relações comerciais entre EUA e China.
Já o mercado doméstico inicia a semana em ritmo lento. O volume de oferta é limitado e a expectativa é para preços acima da paridade internacional na medida em que a entressafra se aproxima...
|
Mercado do milho fica estável
Os preços do milho fecharam praticamente estáveis nesta segunda-feira na Bolsa de Chicago. Fatores técnicos deram certa sustentação; porém, a nova safra se mostra robusta e tende a manter os preços sob pressão. Pesa também a recorrente incerteza sobre o comércio mundial, sobretudo com a decisão do governo Trumpde trabalhar para redução do déficit comercial dos EUA.
No mercado doméstico, os preços chegaram a certo patamar e voltaram a dar sinais de fraqueza. Mas isto tem muito mais a ver com a alta dos fretes do que pela queda de preços no destino. A oferta segue limitada. No oeste do estado, indicações de compra na faixa de R$ 36,50/37,00 por saca, dependendo da localização e do prazo de pagamento - que pode chegar até à segunda quinzena de outubro. Em Paranaguá indicações na faixa de R$ 41,00/42,00 por saca. (Camilo Motter- Granoeste Corretora).
|
Boi gordo tem alta em 17 praças
Segunda-feira, dia normalmente mais parado para o mercado do boi gordo, entretanto, o que se vê é um mercado com preços em alta. Das trinta e duas praças pesquisadas, houve valorização em dezessete delas, considerando as cotações do boi gordo a prazo, livre de Funrural.
O consumo mais aquecido no início do mês e a oferta restrita de boiadas faz com que os frigoríficos tenham que sair às compras com mais afinco a fim de atender a demanda. Em São Paulo, por exemplo, a arroba do boi gordo subiu 0,3% frente ao fechamento da semana anterior, considerando as cotações a prazo...
|
IBM lança plataforma móvel de análise de água e solo
A multinacional de tecnologia IBM anunciou, nesta quarta-feira (5/9), o lançamento de uma tecnologia móvel de análise de solo e da qualidade da água na lavoura. Chamada de AgroPad e baseada em inteligência artificial, a ferramenta promete uma avaliação em tempo real do teor de componentes como PH, magnésio e nitrogênio.
O sistema funciona por meio de um cartão de papel associado a um aplicativo para dispositivos móveis, como celulares e tablets. A amostra é colocada em um lado do cartão, que contém um chip para fazer a avaliação. Os dados são armazenados sob um figura com círculos, que representam cada componente analisado...
|
Exportadores de grãos avaliam parar por alta do frete
Algumas empresas exportadoras de grãos do Brasil avaliam paralisar atividades se não forem tomadas medidas para acabar com uma tabela de fretes mínimos rodoviários que inviabiliza negócios e resulta em custos adicionais para o setor de pelo menos 5 bilhões de dólares ao ano, disse um representante da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec).
Os custos extras estimados foram elevados após um reajuste nos valores dos fretes da tabela na quarta-feira da semana passada, que acrescentou grandes montantes numa conta que já era bilionária, afirmou à Reuters o diretor-geral da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), Sérgio Mendes, nesta segunda-feira...
|