Geração Atitude busca despertar interesse político entre os jovens
Diretores e representantes da Assembleia Legislativa, juízes de Direito, promotores de Justiça e professores começam hoje a percorrer escolas de todo o Paraná em mais uma etapa de uma verdadeira maratona cívica. É o "Geração Atitude", programa que vai na contramão do desencanto político e procura mostrar aos jovens a importância da democracia, da cidadania e do voto consciente.
"No momento em que tantos revelam desacreditar da política, e até mesmo da democracia, um projeto como esse se torna mais importante", destaca o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (foto), recordando que a importância dessa iniciativa desenvolvida em parceria da Alep com o Ministério Público foi reconhecida em 2017, quando ecebeu em Brasília o Prêmio CNMP 2017, disputando com projetos de todo o País.
Nesta etapa do Geração Atitude, denominada "Geração Escola", serão feitos debates e palestras para alunos, utilizando o Guia do Cidadão como base para as discussões. A publicação, desenvolvida especialmente para o programa, concentra informações sobre temas como Política, Democracia, Eleições, Voto e Cidadania.
PROPOSTAS
O resultado desses debates e também do trabalho desenvolvido em sala de aula servirá de base para que os estudantes, sob a orientação de professores, elaborem propostas de projetos de lei que serão cadastrados para a disputa da última etapa do "Geração Atitude".
As inscrições das propostas já estão abertas e podem ser feitas pelo site http://www.alep.pr.gov.br/geracao_atitude/projetos até o dia 8 de julho. Neste mesmo site é possível acessar a versão online do Guia do Cidadão e todas as instruções do projeto. Serão escolhidos e premiados 32 projetos de todo o Estado. (Foto: ALEP)