Temperaturas vão despencar. Estado reativa o Alerta Geada
Com a previsão de que os termômetros vão despencar nos próximos dias, IDR-Paraná e Simepar reativarão, já na próxima semana, o Alerta Geada, implantado ainda em 1995 com o intuito de alertar os agricultores e a população em geral, com antecedência de 24 e 48 horas, sobre a ocorrência de geadas no Paraná. O serviço será baseado nas previsões saídas de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas meteorológicas.
A geada precisa de condições meteorológicas favoráveis quase como uma receita de bolo, que exige de bons insumos para dar certo. Os ingredientes da geada são, obrigatoriamente, céu claro (pouca ou nenhuma cobertura de nuvens), umidade relativa baixa, ambiente sem vento e temperaturas abaixo de 5ºC.
E isso se fará sentir já a partir desta terça-feira (29), segundo o Simepar. "O avanço de uma frente fria pelo oceano em direção ao Sudeste do Brasil, no fim de semana, veio trazendo mudanças no tempo no Paraná", explica Júlia Munhoz, meteorologista do Simepar. "Nesta segunda-feira, espera-se maior cobertura de nuvens entre a Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, com possibilidade de garoa e chuva fraca ao longo do dia. A temperatura também começa a cair em todas as regiões", acrescenta Júlia.
REGIÕES
No Sudoeste, Centro-Sul, Sudeste, Campos Gerais e Região Metropolitana de Curitiba os termômetros vão marcar temperatura abaixo dos 10ºC já a partir das próximas horas. Pinhão e Guarapuava, por exemplo, podem ter temperaturas em torno de 5°C a 6°C ao amanhecer. Na metade Norte do Estado, as mínimas devem variar entre 11ºC e 13ºC.
Palmas, General Carneiro, Clevelândia e União da Vitória também poderão marcar mínimas próximas dos 5ºC, aumentando o risco de formação de geada. "Entre terça e quinta-feira, há a possibilidade de geada fraca ao amanhecer, especialmente na terça, favorecida pelo predomínio de céu claro durante a madrugada. A partir de quarta-feira, a circulação atmosférica vinda do oceano para o Interior do Estado deverá aumentar a cobertura de nuvens, abrangendo desde o Litoral até os Campos Gerais e a região Sudeste. Com isso, a chance de geada será reduzida progressivamente ao logo da semana, mas não totalmente descartada, especialmente em municípios mais ao sul e no interior do Estado", acrescenta Júlia.
As máximas na terça-feira à tarde deverão variar entre 20ºC e 23ºC na maior parte do Paraná, chegando a 25ºC e 26ºC nas faixas Norte e Oeste. As temperaturas máximas ao longo da semana deverão se elevar gradativamente, atingindo cerca dos 28ºC em cidades como Paranavaí, Loanda, Foz do Iguaçu, Guaíra e Colorado na sexta-feira. (Foto: Valdelino Pontes/Arquivo Secid)