Toledo vai cultivar árvore em homenagem ao papa Francisco
Num gesto de gratidão e de memória, a Cáritas Diocesana e a Prefeitura de Toledo fizeram, no último fim de semana, o plantio de uma árvore dedicada especialmente ao papa Francisco, falecido no dia 21 e sepultado no último sábado (26), no Vaticano. Trata-se de um Ipê-branco que passa a crescer e se desenvolver ao lado do letreiro "Eu amo Toledo", no coração do Parque Ecológico Diva Paim Barth. O ato também contou com a presença do prefeito Mario Costenaro, do deputado federal Dilceu Sperafico e demais autoridades.
Durante o plantio os participantes fizeram uma breve reflexão do Evangelho, se uniram em preces e cantaram "A Oração de São Francisco de Assis". Em seguida, uma pequena procissão conduziu a muda de Ipê-branco (Tabebuia roseo-alba) ao local onde ela foi plantada para que as pessoas possam contemplar com mais atenção à natureza, tendo presente a mensagem de Francisco a respeito da ecologia integral.
O Parque Ecológico tem como principal atrativo o Lago Municipal é um espaço preservado em área urbana para contribuir com a inter-relação homem-natureza. "Todas as vezes que passarmos por este local, observando o entorno, a beleza das flores, ou mesmo quando encontrarmos a sombra desta árvore que crescerá, nos lembraremos do legado deste grande homem, não só líder religioso, mas um grande ser humano", afirmou o padre André Boffo Mendes, presidente executivo da Cáritas Diocesana de Toledo e coordenador diocesano da Ação Evangelizadora. "Em maio, serão completados dez anos de publicação da Encíclica Laudato Si’ [Louvado Sejas], que convocava o mundo inteiro a refletir sobre como e onde vivemos. O apelo da conservação ambiental e a integração homem-natureza são uma questão universal que preocupa todos nós", salientou o religioso. (Foto: Divulgação PMT)