Tratores mais velozes do mundo estão de volta à pista de Maripá
As atenções dos amantes da velocidade estão voltadas novamente para a pequena Maripá, cidade com pouco mais de 6.500 habitantes localizada a menos de 80 km de Cascavel e a apenas 16 km de Palotina, que celebra neste fim de semana seu 35º aniversário com a realização de mais uma edição de sua já internacionalmente famosa corrida de tratores.
Essas máquinas, preparadas para desenvolver velocidades bem maiores que aquelas usadas no trabalho de preparação do solo e plantio da lavoura, estão entre as mais velozes do mundo neste gênero e costumam encantar o público que comparece ao tratoródromo, pista construída especialmente para esse fim.
A programação oficial será aberta às 13h30 deste sábado (26), com vistoria técnica e briefing com pilotos. Os treinos de aquecimentos serão a partir das 17h30, com 30 minutos para cada categoria: Tratorshow e Roceiros. A abertura oficial está prevista para às 20 horas, seguida das primeiras baterias classificatórias, ao passo que às 22h30 terá início a apresentação da equipe Zerinho Bomba Show, com as manobras radicais.
Neste domingo (27), a programação terá início às 10 horas com o aquecimento da categoria Trator Show e seguirá às 10h30, Zerinho Bomba Show; às 13h30, com o início das baterias classificatórias de Tratores Roceiros, seguido de Trator Show e na sequência, semifinais e finais.
Esta será a 23ª edição do GP de Arrancada de Tratores na fase profissionais. A competição teve inicio em 1990, quando, ao retornar das lavouras, os operadores competiam entre si por pura diversão. Nos anos seguintes eles passaram a organizar competições na Avenida Farrapos e em 2003 foi inaugurado o Tratoródromo, dentro do complexo do Centro de Eventos de Maripá.
Desde 2003 a Arrancada de Tratores conta com a supervisão da FPrA (Federação Paranaense de Automobilismo) e em 2009 foi reconhecida pela CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo), como uma competição automobilística. A promoção e organização são do Automóvel Clube de Maripá, com apoio da Prefeitura Municipal. (Foto: Divulgação)