Portal da Itaipu passa a ser escrito em três idiomas
A Itaipu Binacional lançou nesta sexta-feira (25) seu novo portal na internet. O site, mais moderno, responsivo e com visual renovado, foi pensado para oferecer uma experiência de navegação mais intuitiva e facilitar o acesso às informações da maior geradora de energia limpa e renovável do planeta.
A novidade contempla três versões: uma em português, para a margem brasileira (www.itaipu.gov.br); uma em espanhol, para a margem paraguaia (www.itaipu.gov.py) - que vai estar no ar em breve; e uma em inglês, no formato de landing page, focada em eventos e audiências internacionais (www.itaipu.energy) - essa última já está no ar desde 2022.
Com design mais harmônico e foco na usabilidade, a ferramenta facilita a busca por conteúdo e permite maior integração com as plataformas digitais, como WhatsApp e Telegram, além de favorecer o compartilhamento de informações nas redes sociais.
A chefe da Assessoria de Comunicação Social da Itaipu, Ana Paula Hedler, explica que o portal foi pensado para o perfil atual dos usuários, que acessam a internet majoritariamente pelo celular e estão acostumados com a linguagem das redes sociais. "Trata-se de um site mais bonito, mais leve, que facilita a navegação tanto para quem produz conteúdo quanto para quem busca informações. Estamos oferecendo à população um espaço mais transparente, intuitivo e acessível, com recursos modernos e integração direta com canais de comunicação digital", destaca.
Já de acordo com o superintendente de Informática, Everton Pasqual, ele acompanha a evolução tecnológica das ferramentas digitais da Itaipu. Ele explica que a nova plataforma foi construída em WordPress - que atualmente responde por mais de 60% do mercado brasileiro - substituindo o sistema anterior, baseado em Drupal. "Essa mudança proporciona maior segurança da informação, facilidade de manutenção do portal e agilidade nas atualizações, mesmo fora da rede interna da Itaipu", explica.
O site foi desenvolvido pela Divisão de Imagem Institucional da Itaipu, em parceria com a Superintendência de Informática e uma empresa especializada em desenvolvimento web. Entre as melhorias, Rodrigo Chibiaqui, da Divisão de Imagem Institucional, destaca a nova lógica de organização dos conteúdos: "Em vez de seguir a estrutura interna da empresa, os temas foram organizados de forma transversal, priorizando o que é mais relevante para o público externo, como vídeos, relatórios, gráficos e dados de transparência", explica.
O lançamento marca apenas a primeira etapa do projeto. Todo o conteúdo do site antigo - incluindo páginas institucionais, notícias, editais, relatórios e dados administrativos - já foi migrado. A atualização continuará de forma contínua, com inclusão de novos materiais e aprimoramentos constantes. (Foto: William Brisida/Itaipu)